O cursinho popular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP está promovendo a Semana do Cursinho, com eventos e palestras para arrecadar fundos para o pagamento da inscrição de seus alunos na Fuvest. A data limite para pagar a taxa de inscrição é dia 8 de outubro. Para alcançar a quantia necessária, o Cursinho da FEA fez uma rifa solidária em parceria com o restaurante Aizomê, no valor de R$5,00. O prêmio é um vale almoço ou jantar para duas pessoas no estabelecimento localizado nos Jardins, Zona Oeste de São Paulo. As arrecadações serão feitas até o próximo domingo, dia 6 de outubro. Para adquirir a rifa, é necessário preencher o formulário. O vencedor será divulgado no dia 7 de outubro.
Além da rifa, a Semana do Cursinho conta com atividades presenciais. Nesta quinta-feira, o cursinho popular organizou um bingo na Vivência da FEA. Na sexta-feira, dia 4, a entidade promoverá uma palestra com a atriz e influenciadora Fernanda Concon, conhecida por seu papel na novela Carrossel e suas publicações sobre política e educação na internet. Formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ela discutirá o tema O Engajamento Político nas Redes Sociais. A palestra abordará o papel das redes na conscientização e mobilização política dos jovens, levando em consideração a experiência da própria influenciadora.
O evento é totalmente gratuito e acontecerá presencialmente no Auditório Safra da FEA, localizado na Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Butantã, São Paulo. Para participar, é necessário se inscrever por este link.
A Semana do Cursinho pretende dar visibilidade ao trabalho de ensino do Cursinho da FEA. O curso pré-vestibular foi fundado nos anos 2000 por estudantes da FEA. O cursinho não cobra mensalidades e é até hoje coordenado por estudantes da faculdade. O projeto social promove aulas com a intenção de democratizar o acesso ao ensino superior. As aulas são voltadas para estudantes de baixa renda, ministradas por professores contratados em formação ou já formados pela USP.
O cursinho conta com um processo seletivo de duas etapas: uma entrevista de avaliação socioeconômica e uma prova de múltipla escolha, com 40 questões e uma redação. Há reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) e bonificação, na segunda fase, para pessoas transgênero, pessoas com deficiência, refugiados e ex-alunos do cursinho. Os estudantes do curso pré-vestibular têm acesso a apostilas de estudo, jornais e plataformas digitais de videoaulas.
Mais informações: @cursinhofeausp