Peça de Sartre em cartaz em São Paulo discute alianças políticas

Em temporada até 24 de novembro, montagem é dirigida pelo professor da USP José Fernando de Azevedo

01/11/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

Um jovem intelectual decide matar o líder de seu partido porque este propôs fazer aliança com partidos conservadores. Esse é o ponto de partida da peça As Mãos Sujas, escrita pelo filósofo e dramaturgo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), que começa a ser apresentada em São Paulo a partir desta sexta-feira, dia 1º, numa montagem dirigida por José Fernando Peixoto de Azevedo, professor do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e da Escola de Arte Dramática (EAD), ligada à ECA.

Azevedo inova na linguagem teatral ao relacionar o teatro ao cinema. No espetáculo, os atores atuam ao lado de um telão, em que são projetadas imagens captadas ao vivo. “É uma espécie de contracena entre atores e câmera”, explica o diretor em entrevista no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitida no dia 29 de outubro de 2019. “De um lado tem a cena, a presença dos atores, e, de outro lado, uma outra narrativa que vai sendo construída a partir da câmera e da projeção de imagens.

Cena de As Mãos Sujas, peça de Jean-Paul Sartre – Foto: Yghor Boy / Divulgação

A montagem também dialoga com o filme Terra em Transe, de Glauber Rocha. “A peça discute o que seria o engajamento político hoje”, destaca Azevedo. “Ao atualizar essa discussão, a gente traz esse filme, em que também aparece essa figura do intelectual em conflito com as questões políticas do seu tempo, como mais uma camada que acaba atravessando a cena.” Outra “camada narrativa” é dada pela música, razão por que contracenam com os atores três músicos: Ivan Garro, Rodrigo Scarpelli e Thomas Huszar.

No elenco de As Mãos Sujas estão Gabriela Cerqueira, Georgina Castro, Paulo Balistrieri, Paulo Vinicius, Rodrigo Scarpelli, Thomas Huszar e Vinicius Meloni, além do câmera Yghor Boy.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista do diretor José Fernando Peixoto de Azevedo no programa Via Sampa, da Rádio USP.

A peça As Mãos Sujas, de Jean-Paul Sartre, com direção de José Fernando Peixoto de Azevedo, estará em cartaz de 1º de novembro a 24 de novembro, às sextas-feiras e sábados, às 20 horas, e aos domingos, às 18 horas, no Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, em São Paulo).