Documentário sobre Jacó Guinsburg estreia nesta sexta-feira

Obra do diretor Evaldo Mocarzel será lançada no Cinema Reserva Cultural, em São Paulo, no dia 20, às 19h20

18/10/2023 - Publicado há 9 meses
Cena do filme Jacó Guinsburg – Um Intelectual em Cena, de Evaldo Mocarzel, que será lançado nesta sexta-feira no Cinema Reserva Cultural, em São Paulo – Foto: Reprodução

“O cinema é uma arte do tempo e do espaço. Ele eterniza as coisas, e eu pensei: ‘eu quero eternizar o Jacó numa entrevista histórica’”, relata Evaldo Mocarzel, diretor de Jacó Guinsburg – Um Intelectual em Cena. O documentário em homenagem ao crítico de teatro e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – que morreu em 21 de outubro de 2018, aos 97 anos – estreia nesta sexta-feira, dia 20, às 19h20, no Cinema Reserva Cultural, em São Paulo. Haverá outra exibição da obra no dia 28, sábado, às 20h10, no Espaço Itaú Frei Caneca, também em São Paulo. O filme faz parte da programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Jacó Guinsburg foi um homem de várias facetas: trabalhou como escritor, poeta, professor, editor e tradutor. Para o professor Abílio Tavares, da ECA, ele foi o grande mestre de artistas e pesquisadores do teatro paulistano de 1960 a 1990. “Jacó era um homem de cultura vastíssima e uma figura acadêmica peculiar, porque ele era o mais teórico dos professores e ao mesmo tempo o mais prático”, afirma. Tavares foi aluno de Guinsburg e trilhou seu percurso acadêmico ao seu lado até a morte do intelectual.
Imagem de divulgação do documentário em homenagem a Jacó Guinsburg – Foto: Divulgação/Sesc TV

Entre 2021 e 2022, Tavares fez a curadoria do ciclo 100 Jacó: Centenário de Jacó Guinsburg, no Sesc de São Paulo, ao lado de Gita Guinsburg, viúva de Guinsburg e professora aposentada do Instituto de Física da USP. Com três módulos, o ciclo promoveu mesas-redondas, lançamento de livros e a exibição de depoimentos. O filme que será lançado sexta-feira faz parte do ciclo e foi viabilizado também pela TV Sesc. Em 77 minutos, o longa-metragem reconstrói a trajetória de Jacó Guinsburg e explora todas as suas identidades. “Eu fui aprofundando em tópicos: a infância dele, a adolescência, a formação cultural, as editoras pelas quais ele passou”, explica Mocarzel. O fio condutor do documentário é uma entrevista do diretor com Guinsburg feita em 2018.

O diretor fez 20 documentários sobre processos de criação de grupos de teatro em São Paulo e, ao longo desse processo, notou que o editor havia sido professor e orientador de vários atores e encenadores com os quais conversou. “Ele foi um semeador, o legado dele é muito grande. Ele estava ali por trás de vários espetáculos e a figura dele era muito importante”, afirma Mocarzel.

O contato para realizar o filme se iniciou após uma conversa na Editora Perspectiva – fundada por Guinsburg em 1965 – sobre a publicação da tese de doutorado de Mocarzel, em que abordou novas dramaturgias do teatro em grupo. “No filme, eu aprofundei a trajetória da Editora Perspectiva. O que ele queria dela era a publicação do pensamento crítico, mais do que da literatura”, diz Mocarzel sobre o papel de Guinsburg como editor.

A criticidade também era uma característica de Jacó Guinsburg como docente. “Ele tinha um conhecimento muito amplo de vários ramos da cultura e, por ter essa base teórica, incentivava a gente a ter autonomia de pensamento”, diz Tavares, para quem a realização do documentário é a “coroação do ciclo 100 Jacó”.

O filme Jacó Guinsburg – Um Intelectual em Cena (2023) estreia nesta sexta-feira, dia 20, às 19h20, no Cinema Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900, Bela Vista, em São Paulo). Os ingressos podem ser adquiridos neste site. No dia 28, sábado, à 20h10, haverá outra exibição do filme no Espaço Itaú Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, em São Paulo). Mais informações estão disponíveis no site da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

• Estagiária sob supervisão de Roberto C. G. Castro