Ateliê de José Roberto Aguilar - Foto: Divulgação

Arte e ciência se unem em favor da criatividade e da liberdade

Participantes da mostra virtual "Janelas da Arte" vão se encontrar para falar sobre natureza, luta contra a covid e esperança

 20/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 21/09/2022 as 19:45

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Adrielly Kilryann

Cientistas, artistas, estudantes e professores que participam da exposição on-line Janelas da Arte – promovida pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – vão realizar um módulo presencial da mostra, entre os dias 21 e 28 deste mês, no prédio do Inova USP, um espaço na Cidade Universitária que reúne laboratórios voltados para a pesquisa e a inovação. E vão contar como a arte caminhou com a ciência na luta contra a covid-19 (confira abaixo a programação completa do evento).

A abertura do encontro acontece nesta quarta-feira, dia 21, às 9 horas, com a presença confirmada do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, professor Paulo Alberto Nussenzveig, acompanhado do professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica da USP. Na mostra, Zuffo expõe o trabalho, o idealismo e a competência de sua equipe apresentando a elaboração do ventilador pulmonar,  uma criação que preservou muitas vidas na pandemia. Também a professora Elza Ajzenberg, curadora e coordenadora de Janelas da Arte, vai destacar a importância da exposição no cotidiano da USP e do Brasil e como conseguiu a adesão de pesquisadores do Japão e de outros países.

“A exposição Janelas da Arte destaca processos criativos e científicos realizados durante o período da pandemia. Estabelece interfaces com o difícil momento vivido por todos”, explica Ajzenberg. “Mas também se destaca por apresentar perspectivas, atitudes colaborativas e a valorização da vida.”

Com cerca de 200 obras, entre fotografias, vídeos, gravuras, pinturas, cenas espontâneas, criações de música e instalações em geral, Janelas da Arte busca expressar o olhar e a reflexão no confinamento e na luta coletiva contra a pandemia. As imagens foram selecionadas pela equipe do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da ECA, com participação do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP.

Elza Ejzenberg, professora da ECA - Foto: Divulgação/ALESP

A professora Elza Ejzenberg - Foto: Divulgação/Alesp

A exposição Janelas da Arte destaca processos criativos e científicos realizados durante o período da pandemia. Estabelece interfaces com o difícil momento vivido por todos."

O pensamento científico ou poético vai fluindo através da mostra. “Nesse contexto, plataformas tecnológicas possibilitam comunicações, atividades docentes e laboratoriais. Promovem a pesquisa científica, a educação e a preservação do ambiente”, observa Ajzenberg. 

Em sua maioria, as fotos e vídeos foram feitos através do celular. “Também há pinturas, especialmente das crianças, que são filhos dos pesquisadores e estudantes. Todo o material está dividido em três núcleos: Janelas Abertas, Natureza e Criatividade, e Esperança e Sensibilidade Estética.”  

Marcelo Zufo e equipe de pesquisadores - Foto: Marcelo Zufo

O professor Marcelo Zuffo (à direita), da Escola Politécnica, e equipe de pesquisadores - Foto: Marcelo Zuffo

O visitante se surpreende ao constatar como esses núcleos convergem com a defesa da natureza, do ambiente, da cultura e da essência do ser humano. Interessante também é entrar nos laboratórios, escritórios, ateliês e casas dos artistas.

” A suspensão pelo isolamento permitiu a observação e a sensibilidade dos pequenos atos. Janelas da Arte nos permitiu ‘abrir os olhos’ e tornou-se mais uma oportunidade para pensar e agir diferente”, argumenta Alecsandra Matias de Oliveira, pesquisadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes. “No fundo, cada imagem registrada tornou-se o cultivo da esperança. Agora, o módulo presencial da mostra nos dá incentivo para a retomada e para o compartilhamento dessas experiências do isolamento.” 

Ateliê de Claudio Tozzi - Foto: Divulgação

O módulo presencial da exposição virtual Janelas da Arte, promovida pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, será realizado entre os dias 21 e 28 deste mês, no prédio do Inova USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 370, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail janelasdaarte@gmail.com.

A exposição virtual Janelas da Arte pode ser vista neste link. 

Artista Maria Bonomi vai fazer instalação durante o encontro

“A exposição Janelas da Arte destaca processos criativos e científicos realizados durante o período da pandemia. Estabelece interfaces com o difícil momento vivido por todos”, explica Ajzenberg. “Mas também se destaca por apresentar perspectivas, atitudes colaborativas e a valorização da vida.”

Com cerca de 200 obras, entre fotografias, vídeos, gravuras, pinturas, cenas espontâneas, criações de música e instalações em geral, Janelas da Arte busca expressar o olhar e a reflexão no confinamento e na luta coletiva contra a pandemia. As imagens foram selecionadas pela equipe do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da ECA, com participação do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP.

Maria Bonomi apresenta a sua arte - Foto: Divulgação

A artista e professora da USP Maria Bonomi - Foto: Divulgação

No dia 23, às 9 horas, a artista e professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Maria Bonomi vai participar do módulo presencial da exposição Janelas da Arte com uma instalação. Confira a seguir a programação completa do módulo, que acontece de 21 a 28 de setembro no prédio do Inova USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Dia 21, às 9 horas

Inauguração do módulo presencial da exposição Janelas da Arte.

Dia 21, às 14 horas 

Encontro de pesquisadores, artistas, professores e alunos da USP participantes da exposição Janelas da Arte

Dia 22, às 9 horas 

Sarita Talmeli e Silvia Ahlers conduzirão uma oficina de origami para alunos da comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária.

Dia 22, às 14 horas

Palestra com Cristina Rizzi sobre o trabalho da arte-educadora Ana Mae Barbosa.

Dia 23, às 9 horas 

A artista e professora Maria Bonomi conversa com o público e realiza a instalação Bandeirantes

Dia 23, às 14 horas

32º Seminário Mario Schenberg de Arte e Tecnologia Janelas da Arte, com a presença do pintor, videomaker, performer, escultor, escritor, músico e curador José Roberto Aguilar.

Dia 26, às 9 horas 

Projeto Rios Pinheiros e Tietê Despoluídos Através da Arte e da Cultura, com o advogado Rodolfo Costa e Silva.

Dia 26, às 14 horas 

Palestra com jornalistas da USP sobre Como Fazer uma Pauta Jornalística. Eles vão abordar também a atuação da imprensa durante a pandemia de covid-19. 

Dia 27, às 9 horas

Palestra Viagem ao Rio Negro. Médica do Hospital Albert Einstein que visitou a região amazônica fala sobre o trabalho de vacinação dos índios e dos povos ribeirinhos durante a pandemia de covid-19.

Dia 27, às 14 horas 

Palestra Meio Ambiente e Clima, com o professor Carlos Nobre, referência mundial em clima. 

Dia 28, às 9 horas

A curadora Ana Cristina conversa com o público sobre os acervos de arte dos Palácios dos Bandeirantes, em São Paulo, e Boa Vista, em Campos do Jordão (SP).

Dia 28, às 14 horas 

Encontro com participantes da exposição Janelas da Arte sobre os percursos criativos durante a pandemia. Encerramento das atividades.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.