Álbum de 2021 foi homenagem em vida para Germano Mathias

Produzido por Manu Lafer, #PartiuZePelintra é um tributo para o Catedrático do Samba, que morreu em fevereiro passado

27/03/2023 - Publicado há 1 ano
“Para mim, Germano está do tamanho de intérpretes como João Gilberto e Jackson do Pandeiro”, afirma Manu Lafer (à esquerda) – Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Marcos Santos/USP Imagens, Divulgação e Pixabay

Tributo em vida é coisa para poucos. Felizmente, Germano Mathias pôde contar com esse privilégio. Maior nome do samba paulistano, o Catedrático do Samba, como era reconhecido, morreu em 22 de fevereiro deste ano, com 88 anos de vida e 67 de carreira. Mas em 2021 o sambista que tinha como assinatura a forma sincopada de interpretar e o uso de uma tampa de lata como percussão, técnica aprendida com engraxates do centro de São Paulo, ganhou uma homenagem em forma de álbum.

Trata-se de #PartiuZePelintra, produzido pelo músico, compositor e cantor Manu Lafer, filho de Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores e Professor Emérito da Faculdade de Direito da USP, e da antropóloga e escritora Betty Mindlin e neto do bibliófilo José Mindlin. Médico pediatra formado pela Escola Paulista de Medicina, atual Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Lafer conjuga as atividades na área da saúde com uma carreira artística de mais de 20 anos, com cerca de 400 composições, 100 músicas gravadas e mais de 20 álbuns lançados.

Em #PartiuZePelintra, o músico reúne duas dúzias de artistas para interpretar canções do repertório de Mathias, incluindo o próprio homenageado. São colaboradores e admiradores do sambista, como Gilberto Gil, com quem Mathias gravou o LP Antologia do Samba-Choro, em 1978. Gil aparece ao lado do filho, Bem Gil, na segunda faixa do álbum, Amigo de Garfo.

O cantor, compositor e produtor cultural Manu Lafer – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Quis fazer o melhor para o Germano, de maior reconhecimento junto à classe artística”, explica Lafer. Segundo o músico, a adesão dos convidados ao projeto foi entusiástica. “A reação imediata de todos foi: ‘Germano Mathias? Vou participar, não interessa a música ou o cachê’. Todos reconhecem sua importância. Eu nem passei pela situação de ter que explicar quem ele era.”

Além de Gil, dentre os nomes que aparecem no álbum estão figuras da MPB e do samba, como Fafá de Belém, Zeca Baleiro, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Leila Pinheiro, Fabiana Cozza, Graça Braga, Chico Médico, Carlinhos Vergueiro, Mariana Bernardes e Luiz Tatit. E até mesmo artistas ligados ao rock nacional prestaram homenagem a Mathias, como Luis Carlini, fundador da Tutti Frutti, banda que acompanhou Rita Lee nos anos 1970.

“O Germano interessava todo mundo por sua personalidade e musicalidade. Falar dele é falar de como o samba é rico e variado”, elogia Lafer. Para o músico, além de demonstrar o significado do sambista, o álbum também é importante para levar sua obra para as novas gerações.

A relação entre Lafer e Mathias é antiga e o que começou como admiração se tornou parceria. Lafer conheceu o sambista a partir da coleção de discos de seu pai e travou contato pessoal com Mathias indo procurá-lo após seus shows, no final dos anos 1980. Quando preparava seu primeiro CD, Baião de Flor (1998), o músico convidou o Catedrático do Samba para cantar a faixa Vou te Pegar.

“Era para ser só uma música, mas acabamos tendo uma relação de amizade”, conta Lafer. Mathias participaria de outros trabalhos do músico e os dois ainda gravariam juntos Forrós Pé de Serra (2016), álbum no qual o sambista se aventura no ritmo nordestino. Lafer, por sua vez, também registrou passagem na discografia de Mathias, aparecendo em Meu Samba é de Futebol! (2014).

Manu Lafer e Germano Mathias – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com 16 faixas, #PartiuZePelintra abre com Malandro de Araque, interpretada pelo próprio Germano Mathias. Continua com Bacharel de Gafieira, na voz de Fafá de Belém. Em seguida é a vez de Amigo de Garfo, com Gilberto Gil e Bem Gil. Daí vem Serra da Coirana, reunindo Zeca Baleiro, Anastácia, Neymar Dias e Luis Carlini. O álbum segue com Metamorfose, na interpretação de Fabiana Cozza, Requebrado Diferente, com Mateus Aleluia, e Barra Pesada, com Mariana Bernardes.

Mathias retorna, ao lado de Lafer e Irene Atienza, em Porto Rico. A próxima é Lata de Graxa, que ganha vida com Maucha Adnet. Os Vidrados/Samba Explícito, composição do próprio Germano Mathias, aparece nas vozes de Carlinhos Vergueiro e Chico Médico. Graça Braga é a intérprete de Nega Dina, enquanto Ná Ozzetti e Luiz Tatit participam de Não Tenho Sorte. Leila Pinheiro, por sua vez, canta em Regenerada. Seu Cochilo é a próxima, com Zélia Duncan, seguida de Eu Vou te Pegar, reunindo Verônica Ferriani, Luis Carlini e Toninho Ferragutti. O álbum fecha com Malandro Não Vacila, trazendo novamente Germano Mathias, Zeca Baleiro e Manu Lafer.

Ouça no link abaixo a música Malandro de Araque, interpretada por Germano Mathias, que abre o álbum #PartiuZePelintra, produzido por Manu Lafer.

Para Lafer, Mathias se insere em duas tradições da música brasileira. Uma delas é a dos cantores populares cuja obra é marcada pela inteligência e comicidade, como é o caso de Moreira da Silva. A outra é aquela dos que dominam o próprio ritmo e o repertório, a partir de um trabalho refinado ao longo de décadas que imprime um estilo único.

“Ele foi um desses cantores que sempre deixaram a própria marca, pegando trabalhos muito diferentes. Ninguém canta como ele”, analisa Lafer. “Para mim, Germano está do tamanho de intérpretes como João Gilberto e Jackson do Pandeiro.”

#PartiuZePelintra está disponível nas plataformas on-line.