Fotomontagem com imagens de Pixabay

Nova fase do Elsa-Brasil quer entender a relação entre saúde cardiovascular e estresse no trabalho

Análises anteriores dos participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto mostraram uma ligação entre níveis elevados de estresse relacionado ao trabalho e ocorrência de doenças cardiovasculares

 07/06/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Gabriel Gama Teixeira

Arte: Rebeca Fonseca

Qual a relação entre estresse no trabalho e doenças cardiovasculares? Pesquisadores do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) pretendem coletar novos dados que podem contribuir no entendimento dessa relação na quarta onda do estudo, que vai começar em agosto.

Iniciado em 2008, o Elsa-Brasil conta com cerca de 15 mil participantes, de várias regiões do País, com idade entre 35 e 74 anos. Trata-se de uma coorte (acompanhamento de longo prazo) que investiga, na população brasileira, a incidência e fatores de risco para doenças crônicas, em especial, as cardiovasculares (acidente vascular cerebral, hipertensão, arteriosclerose, infarto, etc) e outras associadas.  No próximo mês de agosto, eles serão novamente convocados para entrevistas e exames que identifiquem uma possível evolução dos fatores de risco para essas doenças – que são consideradas a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo.

O professor Itamar de Souza Santos, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (FMUSP), um dos pesquisadores principais do Elsa-Brasil, se dedica a estudar as doenças cardiovasculares, principalmente a aterosclerose, nos mais de 15 mil participantes.

Ele conta ao Jornal da USP que, nas primeiras ondas do estudo, os pesquisadores verificaram que as pessoas que apresentavam saúde cardiovascular pior tinham uma percepção de maior estresse no trabalho, ou de interferências negativas entre o trabalho e a família, ou, ainda, de que as demandas dessas esferas da vida impedem o autocuidado satisfatório.

“Constatamos que essa percepção de estresse pode ser um marcador de uma saúde cardiovascular inferior, de acordo com parâmetros de dieta, atividade física, peso, tabagismo, pressão arterial, glicemia e colesterol”, elucida Itamar.

Na quarta onda do estudo, o pesquisador espera acrescentar fatores relacionados à evolução desses parâmetros de saúde.

Definição de novos parâmetros de normalidade

Nas fases anteriores do Elsa, um dos objetivos foi entender se a avaliação vascular por meio de ultrassom poderia prever o surgimento de doenças cardiovasculares. Também foi pesquisada a influência da espessura da carótida no surgimento dessas condições. 

“Ambos os parâmetros definiram padrões de normalidade, que foram adotados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para a população do nosso país”, comenta Itamar. 

Graças ao protocolo de pesquisa bem estabelecido, a avaliação no Elsa-Brasil trouxe padrões de reprodutibilidade satisfatórios, garantindo que seja possível comparar dados entre indivíduos e ao longo do tempo.

Os  resultados desses estudos foram publicados nos artigos listados abaixo: 

Itamar Souza Santos - Foto: Reprodução

Work-Family Conflict and Ideal Cardiovascular Health Score in the ELSA-Brasil Baseline Assessment – disponível aqui

Job Strain and Cardiovascular Health Score (from the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health [ELSA-Brasil] Baseline) – disponível aqui

Carotid intima-media thickness value distributions in The Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil) – disponível aqui

Veja, neste link, outras pesquisas realizadas pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil).

Mais informações: e-mail itamarss@usp.br, com Itamar de Souza Santos


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.