O Instituto de Psicologia (IP) da USP acaba de lançar a nova edição da revista de divulgação científica psico.usp (nos 2/3, 2016). Nesta edição, o destaque é um dossiê sobre gênero, com o objetivo de abrir o debate e a reflexão sobre o tema. Foram contemplados diferentes pontos de vista sobre sexualidade, liberdade e criatividade, arte e cultura, e a intolerância e a violência que cercam as discussões sobre gênero.
Entre os textos do dossiê estão “Troco as pessoas e não os pronomes”, em que pesquisadores analisam questões de gênero e sexualidade, “A diversidade nas telinhas (e nas telonas)”, “A psicanálise no armário”, que mostra casos de proscrição de psicanalistas homossexuais nos órgãos oficiais de psicanálise, “Homossexualidade feminina e visibilidade”, e “A violência que se monta”, sobre o sofrimento e a resistência dos travestis vítimas de agressões.
Outros artigos da revista abordam “O feminicídio do Brasil”, “Poder X Estereótipos: A saga da heroína no universo machista”, “Como andam as famílias brasileiras?”, “O gênero na criança”, “A importância de espaços para discussão” e “Como o IP lida com o gênero”.
A edição da psico.usp pode ser consultada neste link.
Mais informações: sites http://www.ip.usp.br/revistapsico.usp/ e www.facebook.com/revistapsico.usp/