Desmatamento na Amazônia afeta clima do continente sul-americano

Artigo publicado na revista Scientific Reports apresenta resultados de um modelo matemático simples, que mostra como o desmatamento da floresta amazônica pode afetar o clima do continente sul-americano.

 07/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 11/07/2019 as 12:02
Por

A forma pela qual a floresta amazônica afeta o clima do planeta é a razão de muitos estudos de cientistas. Já se sabe que essa influência se dá pela emissão ou retenção de gases para a atmosfera e da evapotranspiração – que é a transpiração de plantas -, e evaporação da água que vem das folhas e dos caules. Estima-se que a evapotranspiração da floresta seja responsável por cerca de 50% das chuvas que a amazônia recebe. Recentemente, em um artigo publicado na revista Scientific Reports, físicos da USP, da Escola Normal Superior, em Paris, e do Instituto Postdam para Investigação do Impacto Climático, na Alemanha, apresentaram resultados de um modelo matemático simples, que mostra como o desmatamento da floresta pode afetar o clima do continente sul-americano

O resultado mostrou que, quando o desmatamento aumenta, a emissão de vapor de água para a atmosfera diminui. Como consequência, há redução de chuvas locais e em regiões mais distantes.

Nessa entrevista, Henrique Barbosa, do Instituto de Física da USP, dá mais detalhes sobre a pesquisa:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=WRRyL3TAuio[/embedyt]

Por Fabiana Mariz, do Núcleo de Divulgação Científica da USP
Imagens e edição de vídeo: Alan Petrillo, Lucca Chiavone Alves


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.