Micro-organismos de solo: na floresta amazônica, a diversidade é menor!

O vencedor do prêmio Tese Destaque USP na categoria Ciências Agrárias estudou os micro-organismos do solo da Amazônia e descobriu que, ao contrário do esperado, na terra da floresta vivem menos espécies do que no solo das áreas plantadas.

 03/03/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 18/10/2019 as 11:33
Por

A tese do biólogo Lucas Mendes, pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, foi escolhida como a melhor da USP na área de ciências agrárias em 2015. Ele teve a ideia de sequenciar o dna de todos os micro-organismos que encontrou no solo de uma região do Mato Grosso em que, lado a lado, coexistem floresta amazônica, plantação de soja e pastagens. A conclusão foi surpreendente.

Na playlista que preparamos, o autor conta como constatou que a planta de soja consegue atrair microbiota selecionada para viver na rizosfera e compara os micro-organismos no solo com os que habitam o corpo humano.

[embedyt] http://www.youtube.com/embed?layout=gallery&listType=playlist&list=PLwA0zWYFcS_j50AyQaL8AQh69-3oP9COH[/embedyt]

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.