A pesquisa foi realizada com 199 crianças, alunos de escolas públicas e particulares de São Paulo e Fortaleza, no Ceará – Foto: Freepik

Estudo investiga como a restrição de sono afeta a saúde de crianças de cinco a sete anos

Diante da restrição de sono, o organismo reage aumentando marcadores inflamatórios, que estão associados a um maior risco de desenvolvimento de vários problemas de saúde

 30/01/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 02/02/2023 as 16:27

Texto: Ivanir Ferreira

Arte: Rebeca Fonseca

Crianças entre cinco e sete anos de idade que dormem menos de seis horas por noite têm mais chances de desenvolver problemas cognitivos, comportamentais, doenças do coração e obesidade. Além disso, a restrição de sono e o excesso de gordura corporal podem ser um gatilho para o desenvolvimento de doenças inflamatórias. É o que sugerem resultados de pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP com 199 crianças, alunos de escolas públicas e particulares de São Paulo e Fortaleza, no Ceará.  O estudo usou como referência  o tempo de sono recomendado por faixa etária da National Sleep Foundation, organização norte-americana sem fins lucrativos que promove a compreensão pública sobre os distúrbios do sono.

O objetivo principal do estudo foi investigar a associação entre sono e perfil inflamatório, mediada pela circunferência da cintura em crianças. Foram avaliados o tempo de sono, amostras de sangue e a média da circunferência abdominal. Com os dados em mãos, a pesquisadora realizou análises descritivas, de associação e, adicionalmente, construiu um modelo teórico para avaliar esses parâmetros. As crianças tinham, em média, 5,72 horas (h) de tempo de sono e 59,61 centímetros (cm) de cintura.

Estudos prévios sugerem que a qualidade do sono e a hora irregular de dormir das crianças contribuem para o surgimento de problemas como cognição prejudicada, dificuldades comportamentais (agressão e dificuldades para controlar a emoção), redução de desempenho acadêmico e maior risco de desenvolver obesidade.

Já o excesso de peso altera as funções do sistema imunológico e gera processos inflamatórios crônicos [produção de quimiocinas – pequenas proteínas secretadas pelas células que funcionam como potentes mediadores ou reguladores da inflamação e ativação de glóbulos brancos (leucócitos)] – , que desempenham um papel fundamental na mediação dos estágios de arterosclerose. Estudos também indicam que o risco de desenvolver síndromes coronarianas agudas e outras complicações é definido, em parte, por altos níveis de proteína C-Reativa, uma substância produzida pelo fígado que costuma ter seus níveis aumentados quando o paciente está passando por processos inflamatórios ou infecciosos. “A interrupção do ciclo natural do sono é interpretada pelo organismo como um estresse, que passa a emitir sinais para a produção de marcadores inflamatórios, tais como a proteína C-Reativa (PCR), como resposta ao estresse gerado pela privação de sono”, explica ao Jornal da USP Vanessa Cássia Medeiros de Oliveira, nutricionista e autora da dissertação de mestrado sobre o tema.

Vanessa Cássia Medeiros de Oliveira, nutricionista e autora da dissertação de mestrado sobre restrição de sono em crianças - Foto: Arquivo pessoal

O projeto é parte de um estudo maior, denominado Novas fronteiras em saúde nutricional e cardiovascular pediátrica: desenvolvimento de métodos para avaliar a dupla carga da má-nutrição e a saúde cardiovascular ideial em países de baixa-média rendaconhecido como Saycare Cohort Study, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), que avalia a saúde cardiovascular de crianças latino-americanas. Os participantes foram alunos de escolas públicas e privadas de quatro cidades da América do Sul com mais de 500 mil habitantes (Buenos Aires, Argentina; Lima, Peru; Medellín, Colômbia; Fortaleza, São Paulo e Teresina, Brasil).

Vanessa utilizou, então, os dados de base dessa coorte (estudo de acompanhamento de longo prazo) de São Paulo e Fortaleza para realizar sua pesquisa, cuja coleta de dados foi feita entre setembro de 2019 e março de 2020. Segundo o orientador do trabalho, Augusto César F. de Moraes, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, os resultados da dissertação colocam luz sobre um importante comportamento que muitas vezes negligenciamos, que é a saúde do sono na população, e mais especificamente em crianças, cujos índices mostram que mais de 50% dormem menos que o recomendado para a idade. “Esse dado é preocupante porque se a noite é mal dormida, o corpo não descansa, e para as crianças isso pode ter efeitos nocivos na concentração, no desempenho escolar e na aprendizagem.”

Fases da pesquisa

O primeiro passo de Vanessa foi a realização de uma revisão sistemática da literatura. Foram selecionados 2.724 artigos potencialmente elegíveis, mas apenas cinco atendenderam aos critérios de elegibilidade. O objetivo foi verificar se já existiam informações contundentes sobre a associação entre tempo e qualidade do sono com biomarcadores inflamatórios em crianças e adolescentes, já que essa ligação ainda permanecia incerta.

O tempo de sono não apresentou associação significativa com os biomarcadores inflamatórios, entretanto, a baixa qualidade dele teve associação positiva com o PCR, com baixa magnitude. A associação entre tempo, qualidade do sono e biomarcadores inflamatórios em países de baixa-média renda não trouxe resultados consistentes depois das análises.

A pesquisadora decidiu, assim, acessar os dados disponibilizados pelo Saycare Study referentes às cidades de Fortaleza e São Paulo. Para entender qual era o padrão de sono das crianças e como o organismo se comportava diante dessa variável, foi avaliado, por meio de um questionário, o momento em que a criança acorda, a hora em que ela vai para a cama, o tempo de siesta e a duração do sono noturno. Um acelerômetro (aparelho que mede repouso e movimento) foi preso à cintura dos voluntários por sete dias consecutivos, durante 24 horas. Pais ou responsáveis foram instruídos a não retirar o aparelho e a preencher um diário com as informações solicitadas. Os dados foram considerados válidos quando registrados por, pelo menos, oito horas diárias e três dias (dois na semana e um no fim de semana).

Os participantes foram classificados de acordo com a tabela da National Sleep Foundation (NSF), que recomenda 10 a 13 horas diárias de sono para crianças de três a cinco anos; e de 9 a 11 horas para crianças de seis a 13 anos. O tempo apropriado foi fixado entre 8 e 12 horas.

As variáveis antropométricas foram medidas de acordo com a padronização recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta ordem: peso, altura, circunferência da cintura, do quadril, do pescoço e dobras cutâneas (bíceps, tríceps, subescápulas (músculo do ombro) e dobra cutânea supra-ilíaca. Todas as médias foram realizadas com o mínimo de roupas possível e sem sapatos.

Resultados

Os valores de proteína C-Reativa encontrados nos exames de sangue foram em torno de 1,0 mg/L (um miligrama por litro), acima do valor de referência, que é abaixo de 0,3mg/L. A média de tempo de sono rastreado pelo acelerômetro foi de menos de seis horas (5,72 h), contrapondo o recomendado pela NSF, que é de 9 a 11 horas para a faixa etária investigada no estudo.

Sobre a medida da cintura, o valor médio encontrado foi de 59 centímetros. Acima desse valor, as chances de desenvolver doenças metabólicas (como diabete e doenças coronarianas) são grandes, descreve a pesquisa.

Segundo a autora, foi possível fazer a associação entre o tempo de sono aferido pelo acelerômetro e o perfil inflamatório medido pelo PCR. Esses dois fatores são mediados pela circunferência da cintura. O tamanho alterado, principalmente em crianças, está associado a eventos cardiovasculares adversos aumentando em três vezes a taxa de mortalidade quando comparados a pessoas com peso normal.

O diagnóstico de obesidade abdominal aferida pela circunferência da cintura está associado a um perfil de risco mais aterogênico (colesterol que pode se acumular nas artérias, formar placas e causar estreitamento e bloqueio de vasos sanguíneos), porque aumenta os fatores de risco cardiometabólicos (perfil lipídico, hipertensão sistólica e glicemia de jejum anormal), tanto em crianças quanto em adolescentes.

Sono

O sono é fundamental para o bom funcionamento das vias endócrinas, metabólicas e imunológicas do nosso corpo. “É durante o sono noturno que são restaurados todos os processos bioquímicos e hormonais do organismo e, no caso das crianças, é um momento de muita atividade celular porque eles estão no auge de seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
“Quando se dorme pouco ou além do que é recomendado, toda a cascata fisiológica e bioquímica do nosso corpo é afetada, alterando o nosso relógio biológico interno, que está alinhado ao ciclo circadiano de 24 horas”, diz a pesquisadora.
O ciclo circadiano é o ritmo natural do próprio corpo, que dura as 24 horas do dia e que regula atividades e processos biológicos, que vão desde o metabolismo até os períodos de sono e vigília. Quando anoitece, nosso corpo começa a produzir melatonina, o hormônio do sono. Ao amanhecer, libera outro tipo de hormônio, o cortisol, para que despertemos.

Recomendação de horas de sono por faixa etária

Segundo a National Sleep Foundation, os tempos de sono são divididos em nove faixas etárias. Entretanto, dormir uma hora a mais ou a menos do que a o recomendado é aceitável e não traz prejuízo a ninguém. As horas recomendadas são as seguintes:

Faixa etáriaHoras de sono recomendadas
0-3 meses14-17 horas
4-11 meses12-15 horas
1-2 anos11-14 horas
3-5 anos10-13 horas
6-13 anos9-11 horas
14-17 anos8-10 horas
18-25 anos7-9 horas
26-64 anos7-9 horas
65 anos ou mais7-8 horas

A dissertação de mestrado de Vanessa de Oliveira Associação entre tempo de sono e perfil inflamatório em crianças sul-americanas contou com a orientação do professor Augusto César Ferreira de Moraes, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Mais informações: e-mail vanessacnutricionista@gmail.com, com Vanessa Cássia Medeiros de Oliveira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.