Com o avanço dos casos de covid-19 no Brasil, é preciso estar cada vez mais atento aos cuidados necessários para evitar a transmissão do novo coronavírus. Mesmo dentro de casa, há diversas práticas que podem tornar o ambiente mais seguro. Pensando nisso, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC) da USP reuniram algumas medidas que podem ser adotadas em relação aos alimentos e cuidados na cozinha.
Até o momento, não existem registros de transmissão do novo coronavírus por meio de alimentos. Entretanto, a sua principal via de transmissão, que é pelo contato com gotículas de uma pessoa infectada, pode ocorrer no ambiente da cozinha e/ou durante o manuseio de alimentos, embalagens e talheres. Algumas das recomendações, por exemplo, dizem respeito ao cuidado necessário para o consumo de refeições fornecidas por delivery — com mais pessoas em casa, a demanda por entrega domiciliar tem aumentado.
O conteúdo foi feito pelos professores Uelinton Pinto, Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco e Mariza Landgraf, todos especialistas em microbiologia de alimentos, e conta também com as referências científicas para cada recomendação. Para conferir o texto na íntegra, acesse esse link.