Medidas simples em casa podem manter vírus da covid-19 longe dos alimentos

Conteúdo organizado por especialistas em microbiologia de alimentos ajuda a evitar transmissão na cozinha e durante alimentação

 27/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 17/04/2020 as 16:38
Ainda que a transmissão não ocorra por meio dos alimentos, alguns cuidados são necessários na hora de comer –
Foto: Pedro Bolle/USP Imagens

Com o avanço dos casos de covid-19 no Brasil, é preciso estar cada vez mais atento aos cuidados necessários para evitar a transmissão do novo coronavírus. Mesmo dentro de casa, há diversas práticas que podem tornar o ambiente mais seguro. Pensando nisso, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC) da USP reuniram algumas medidas que podem ser adotadas em relação aos alimentos e cuidados na cozinha.

Até o momento, não existem registros de transmissão do novo coronavírus por meio de alimentos. Entretanto, a sua principal via de transmissão, que é pelo contato com gotículas de uma pessoa infectada, pode ocorrer no ambiente da cozinha e/ou durante o manuseio de alimentos, embalagens e talheres. Algumas das recomendações, por exemplo, dizem respeito ao cuidado necessário para o consumo de refeições fornecidas por delivery — com mais pessoas em casa, a demanda por entrega domiciliar tem aumentado.

O conteúdo foi feito pelos professores Uelinton Pinto, Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco e Mariza Landgraf, todos especialistas em microbiologia de alimentos, e conta também com as referências científicas para cada recomendação. Para conferir o texto na íntegra, acesse esse link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.