A primeira edição de 2018 da Revista de Medicina (volume 97, número 1, 2018) já está disponível para leitura. O volume é composto de 16 artigos acadêmicos sobre as mais novas descobertas e pesquisas acadêmicas na área da medicina. Nessa edição há artigos que falam a respeito de aprendizagem e a neurociência, educação médica, utilização de jogos para ensinar, o perfil epidemiológico de idosos que mais frequentam hospitais, sequelas metabólicas em pacientes curados de câncer, entre outros assuntos.
O destaque vai para os artigos de revisão, no qual o papilomavírus humano (HPV) é ressaltado em dois momentos. O primeiro diz respeito a campanhas de vacinação contra o vírus, os novos dados de seu impacto, suas dificuldade, efetividade e novas estratégias para melhorar o acesso à vacina.
Em seguida temos um estudo que destaca a relação do HPV com câncer de orofaringe. Segundo a pesquisa, há uma forte relação entre o tipo 16 do vírus e o câncer de orofaringe e que há certos comportamentos de riscos, como a prática de sexo oral e a variedade de parceiros sexuais. Entretanto, a ocorrência pode variar de acordo com o local, nível social e grupo étnico dos indivíduos.
A revista é a mais antiga na área de ciências médicas e é divulgada em 150 universidades pelo mundo, contando com apoio e artigos internacionais.
Para acesso à publicação na íntegra, visite o Portal de Revistas USP.
Mais informações: e-mail revistademedicina@fm.usp.br