Tecnologia que ajuda a salvar vidas

Especialista comenta os avanços da robótica dentro da medicina

 30/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 04/04/2018 as 14:24

Na coluna Datacracia de hoje, o professor Luli Radfahrer comenta sobre a inserção da robótica na medicina e esclarece certas dúvidas sobre o uso desses robôs em procedimentos cirúrgicos. Segundo o especialista em inovação, tal avanço pode aliviar a carga de trabalho dos doutores e facilitar certos procedimentos.

O professor também ressalta que a profissão do médico não estaria ameaçada por tal advento tecnológico, que se limita à execução de procedimentos cirúrgicos, e não substituirá os procedimentos clínicos e o atendimento. Além disso, Luli comenta que, o uso de robôs capazes de executar tarefas de precisão em cirurgias, não é em si revolucionário, já que essa categoria de robôs é amplamente difundida em diversos segmentos da indústria.

Para saber mais sobre o tema, confira a coluna completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.