Blog
Foto: Herton Escobar/USP Imagens
Dentre os muitos problemas ambientais que o Brasil enfrentou nas últimas décadas, um deles, pelo menos, parecia estar relativamente bem resolvido: o estancamento da destruição e a recomposição (ainda que lenta) das florestas da Mata Atlântica. Dados de monitoramento por satélite mostram que a cobertura florestal do bioma vem aumentando desde 2005, graças a uma série de iniciativas (tanto por parte do poder público quanto da sociedade civil) de redução do desmatamento e de incentivo à recuperação de áreas previamente desmatadas. Mas o cenário não é tão positivo quanto parece.
Desmatamento x regeneração
Mapa mostra histórico de derrubadas e recuperação de florestas da Mata Atlântica na região de Foz do Iguaçu (PR). Gráfico abaixo mostra a evolução dessa dinâmica no Brasil como um todo, nos últimos 30 anos.
Fonte: Rosa et al., Sci. Adv. 2021
"A gente tinha a impressão de que a situação estava sob controle, mas não está."
Jean Paul Metzger
Fonte: Rosa et al., Sci. Adv. 2021
Mais informações com o pesquisador Marcos Rosa: marcosrosa@usp.br
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.