USP Recicla oferece oficina de jogos para a sustentabilidade do cuidado

Evento será no dia 22 de maio, das 14h às 16h30, na sede do USP Recicla no Campus de Ribeirão Preto

 Publicado: 17/05/2024
Por
Oficina tem foco na sustentabilidade do cuidado e do lúdico para a saúde – Foto: Marcos Santos
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Consciência-Ação de 2024, um encontro para toda a comunidade ouvir, falar, sentir e jogar, com mediação do artista do corpo e das artes João Luiz Pessini, também criador e mediador de jogos de tabuleiro de autoconhecimento.
O evento, gratuito, será na quarta-feira, dia 22 de maio, das 14h às 16h30, na Rua Clóvis Vieira, Casa 28, sede da SGA no campus da USP em Ribeirão Preto; as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas neste link.
 
A promoção é do programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) do campus da USP em Ribeirão Preto e entre as atividades propostas estão a contextualização sobre a importância do autoconhecimento e do lúdico para a saúde, o bem-estar e a sustentabilidade do cuidado, além de dois jogos.

O primeiro jogo é o Cartas Ecoar, um convite para os participantes se conectarem consigo mesmos e com o grupo. Nele, os jogadores são incentivados a compartilhar experiências, sentimentos e reflexões que surgirem. O segundo jogo é o Siga o Mestre, uma ferramenta para desenvolver autoconhecimento e ética de forma lúdica e com diferentes níveis de profundidade. O jogo se utiliza de cartas, dados, tabuleiro, livro (com perguntas e textos explicativos do significado de cada casa e carta) e outros elementos para ajudar os jogadores a refletirem sobre os pontos que os impedem de atuar plenamente nas suas vidas.

Mais informações: sga-rp@usp.br

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.