Tutorial gratuito ensina o uso de ferramentas para análise de dados

Com abordagem pratica e interativa, o tutorial é destinado àqueles que não tem formação em áreas de exatas

20/05/2024 - Publicado há 1 mês
Foto: 123RF

Está disponível o tutorial Introdução à Análise de Dados no R, organizado pelo farmacêutico formado pela USP, doutorando em biotecnologia e divulgador científico pela UPVacina, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEARP) da USP) e Projeto Halo da Organização das Nações Unidas (ONU) Wasim Aluísio Prates Syed. Para acessar o material gratuito, com slides da aula e tutorial passo a passo, preencha o formulário neste link.

O tutorial tem como objetivo tornar o aprendizado de uma das linguagens de programação e análise de dados mais populares mais acessível, especialmente para aqueles que não têm formação em áreas de exatas, como Tecnologia da Informação e Ciência da Computação. “Esta linguagem é amplamente utilizada por cientistas devido à sua variedade de ferramentas para análise de dados em ciências biológicas e da saúde”, diz Wasim.

Segundo Wasim, com uma abordagem prática e interativa, os participantes explorarão conceitos e ferramentas para realizar análises de dados de forma simples e intuitiva.

Mais informações: e-mail: contatocursocursor@gmail.com

Curso

Para aqueles que querem se aprofundar no tema também está disponível o curso Introdução a análise de dados na área da saúde com R. Destinado a alunos de graduação e pós-graduação em ciências biológicas e da saúde, o curso oferece certificado e tem carga horária de 10 horas, dividido em dois dias, 25 e 26 de maio, das 13h às 18h.  As inscrições custam R$ 200,00 e podem ser feitas neste link.

No curso, com direito a certificado, os participantes terão uma aula introdutória à ciência de dados e fundamentos da manipulação de dados no R e visualização de dados com o ggplot, no ambiente do RStudio. Em seguida, os participantes terão um tempo para praticar e desenvolver as análises com cinco países de escolha, e no final deverão criar um poster com os gráficos produzidos.

O conteúdo ainda disponibiliza o motivo do R ser importante para cientistas e profissionais da saúde; e os fundamentos da programação em R, na qual são abordados conceitos como funções, pacotes, variáveis e estruturas de dados, como data frames, listas e matrizes. Também vai explorar técnicas para importar, limpar, filtrar e visualizar dados usando pacotes do Tidyverse, como dplyr e ggplot2. Por fim, os participantes vão realizar análises exploratórias de dados, incluindo estatísticas descritivas, gráficos e interpretação de resultados e aplicarão os conhecimentos adquiridos em um projeto prático com dados reais de saúde, incluindo análise de vacinação e indicadores de saúde pública.

Mais informações: e-mail: contatocursocursor@gmail.com