A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP realiza a 3º Semana da Consciência Negra, entre os dias 11 e 14 de novembro. O evento combina arte, cultura e discussões acadêmicas para celebrar e refletir sobre a importância da representatividade e igualdade racial, especialmente no meio jurídico.
A programação contará com uma série de atividades artístico-culturais, incluindo apresentações de capoeira, breaking e samba de roda, destacando a diversidade e a riqueza da cultura afro-brasileira. Além das atividades culturais, mesas de debates e palestras acadêmicas compõem o evento, proporcionando um espaço de reflexão crítica e troca de ideias sobre temas como o impacto do racismo estrutural e a necessidade de políticas inclusivas no campo do Direito.
A estudante Kelly Araújo, ex-integrante da gestão do Núcleo de Estudos e Pesquisas Jurídico-Raciais Esperança Garcia (Nuepeg) e organizadora da 1º Semana da Consciência Negra diz que “a semana reúne cultura, arte e debate, promovendo reflexões essenciais e criando um espaço de pertencimento para estudantes negros, que muitas vezes não se veem representados na academia”.
Para o professor Paulo Eduardo Alves da Silva da FDRP, essa é uma oportunidade de abrir portas para a cultura e a arte afro-brasileiras, trazendo à tona não só o valor dessas expressões, mas também as histórias de luta e resistência que as acompanham. “É inspirador ver nossos alunos, professores e a comunidade engajada nas mesas de discussão, oficinas e apresentações culturais. Ao longo dos anos, sentimos que o evento tem contribuído para a construção de uma nova visão de justiça, mais inclusiva e sensível às demandas da nossa sociedade”, afirma.
As atividades são gratuitas e abertas ao público nas dependências da FDRP. O evento é organizado pelo Neupeg, com apoio da diretoria da FDRP e integração com o Programa de Pós-graduação e do Centro de Estudos em Direito e Desigualdades. Fazem parte da comissão organizadora alunos, professores e funcionários.
Confira a programação:
Segunda-feira, 11 de novembro
– Grafitti com Bboy;
– Culinária baiana com Naty – 9h às 16h (todos os dias da semana);
– Percussão com Percussamor – 10h.
Terça-feira, 12 de novembro
– Samba de roda com Deu Samba 016 – 10h;
– Maracatu de baque virado com Coletivo Raízes Fortes – 13h;
– Discotecagem com Beto Dogtyle – 18h;
– Mesa de discussão: Racismo estrutural e heteroidentificação: o que é ser negro no Brasil? – 18h30
Participantes: Carmen Felippe, Caio Prata, Marina Camargo e Adriana Moreira;
– Coffee break – 21h30.
Quarta-feira, 13 de novembro
– Cine Cidadania – 10h;
– Intervenção de danças urbanas com Grupo Subterrâneo – 18h;
– Roda de capoeira com Grupo Isègun – 18h30;
– Evento em parceria: Ditadura nunca mais!
Quinta-feira, 14 de novembro
– Oficina de tranças com Emily Vitória (estudante de Enfermagem da EERP) – 13h;
– Mesa de discussão: Narrativas de resistência da cultura para a construção de direitos;
Participantes: Ewelyn Siqueira, Danithiely Paina e Rosana Silva – 18h30;
Mais informações pelo e-mail: nuepeg@usp.br
*Analice Candioto, estagiária sob supervisão de Rose Talamone, com informações da FDRP