Restaurante Universitário tem novo sistema de acesso de usuários

A entrada por meio de catracas deve deixar o fluxo de pessoas mais rápido no início do ano letivo

24/02/2023 - Publicado há 1 ano
Catracas instaladas no Restaurante Universitário do campus facilita o acesso e agiliza o fluxo de usuários – Foto: Sidnei Augusto Tavares

Os cerca de 3,7 mil usuários que passam, diariamente, pelo Restaurante Universitário no campus da USP em Ribeirão Preto já encontraram neste início de ano, em pleno funcionamento, o sistema de acesso ao local por meio de catracas.

O acesso nas três catracas instaladas é feito com o cartão USP, em versões física ou digital (e-card). Segundo Sidnei Augusto Tavares, chefe da Seção Técnica de Informática da Prefeitura do campus e responsável pela implantação, o acesso tornou o fluxo das pessoas mais ágil, pois a integração entre leitora, catraca e computador foi aprimorada. “Essa solução, comparada ao sistema anterior de acesso, aumentará consideravelmente a velocidade e a praticidade no acesso dos estudantes ao refeitório. Também otimizou o trabalho dos servidores do Restaurante Universitário, no que se refere ao controle de fluxo, propiciando a eles um maior tempo para tratar os casos de exceção.”

O sistema, segundo Tavares, foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação Luiz de Queiroz (CeTI-LQ), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e outras seções, entre elas a Seção Técnica de Informática da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto (PUSP-RP), todas da USP.

Restaurante Universitário

Diariamente são fornecidos, em média, 100 cafés da manhã, 2,5 mil refeições no almoço e 1,2 mil no jantar. Em 2022 foram fornecidos cerca de 28 mil cafés, 405 mil almoços e 197 mil jantares. O restaurante tem, atualmente, nove servidores da USP mais os funcionários da vigilância e da empresa fornecedora dos alimentos.

Para Rosiclair Soares, chefe técnica da Seção de Alimentação da Prefeitura do campus, a mudança é cem por cento positiva e resolutiva, especialmente nos horários de chegada do transporte coletivo, quando um grande número de usuários acessa o local. “As filas ficaram diluídas com as três catracas e o acesso é muito rápido, na verdade nem dá muito tempo de formar grandes filas. Além disso, permite que nossos colaboradores trabalhem com mais segurança, praticidade, e também são ergonomicamente adequadas, além de oferecer ao nosso aluno um atendimento diferenciado.”

Mais informações: (16) 3315-4650 ou (16) 3315-4640