O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe a partir do dia 25 de setembro a exposição Retratos de Uma Vida Só. A abertura será a partir das 18h30. A mostra integra a programação do 49° Sarp – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional -Contemporâneo, promovido pelo Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp).
Em desenhos, pinturas, objetos, fotografias, impressos e cartazes produzidos ao longo de 21 anos, o artista plástico Daré apresenta uma seleção de suas experiências com o autorretrato. Segundo ele, o objetivo é que o público “vivencie um estado de autopsicometria, o equivalente visual à Autopsicografia de Fernando Pessoa”, poema conhecido pela expressão: “Finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”.
Além de visitar as obras, o público poderá participar, no dia 3 de outubro, de um bate-papo com o artista sobre o tema O Campo da Arte e Seu Jogo: Somos um Vale-Tudo’ou há Regras Bem Claras?. A entrada é gratuita.
Daré é artista plástico, médico e cofundador dos grupos Aproa (2007-10), Latitude 22 (2010-17) e da Plano A_galeria (2015-17). Realizou as exposições O Que Será de Mim Depois do Fim das Horas”, no Centro de Arte Contemporânea W (CACW), em 2019; De Cara pro Sol, na Zipper Galeria, em 2014; Eu Fui o Que Tu és e Tu Serás o Que eu Sou, no Paço das Artes, em 2012; À Sombra do Futuro, na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010; e 79 > 09 – 30 Anos de Artes Visuais Campinas-Ribeirão Preto, no Marp, em 2009.
A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 24 de outubro, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural do IEA-RP fica na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao prédio da Faculdade de Medicina, dentro do campus da USP Ribeirão Preto. Mais informações: iearp@usp.br.