O destaque do Express Cultura desta segunda-feira (7/10) é a exibição do documentário Um Por Todos. O filme apresenta a complexa personalidade por trás da história de sucesso de Áron Szilágyi, bicampeão olímpico de esgrima e sua busca pela terceira medalha de ouro solo nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. A exibição do longa, livre para todos os públicos, será às 18h30, no Museu da Imagem e Som, Rua Cerqueira César, 371, no Centro.
Na Galeria Adizza Prado, tem a exposição Suave Coisa Nenhuma, das artistas Adriana Amaral, Adriana Aranha, Carolina Koff, Laura Gorski, Renata Cruz e Marcela Neves. A mostra reúne artistas mulheres que trazem em suas produções questões ligadas ao corpo e à natureza. A exposição é gratuita e abre para visitação de segunda a sexta, das 11h às 19h, e a galeria fica na Avenida Itatiaia, 629.
No Shopping Santa Úrsula pode ser visitada a exposição Resquícios da Forma, da artista plástica Leila Costa Quaglio. Essa mostra traz esculturas em cerâmica produzidas pela artista, desde a modelagem da argila crua até a esmaltação da peça. A exposição abre para visitação das 9h às 21h, de segunda a domingo das 14h às 20h, até o dia 31 de outubro, no 1º Piso do Shopping Santa Úrsula.
No Espaço Escada pode ser vista a exposição Vertente, com obras das artistas Carolina Colichio e Lina Cruvinel, gratuitamente de terça a sexta, das 14h às 17h30, na Rua Campos Salles, 315.
Neste segunda-feira (7/10), a exposição Sensibilidade em Cores: hanseníase numa releitura de Mondrian, realizada pelo professor Marco Andrey Cipriani Frade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está no saguão do Prédio Central da FMRP, gratuita e aberta ao público, no campus da USP.
No Instituto Figueiredo Ferraz está aberta para visitação a exposição Caverna, da artista Alice Shintani. A mostra tem como proposta realizar uma intervenção que ocupará todo o Anexo do Instituto por meio da pintura direta sobre as paredes do espaço expositivo do local. A intervenção foi realizada manualmente pela artista apenas com o uso de tinta preta de parede, dando sequência a uma série de obras imersivas iniciada em 2007. A exposição é gratuita e livre para todos os públicos. Pode ser vista de terça a sexta-feira, das 14h às 19h. Ainda no Figueiredo Ferraz, tem a exposição 621 e Todas Nós. O número que dá nome à mostra representa o número de obras feitas por mulheres desde o início dos anos 1980 para o instituto. São trabalhos de 67 artistas mulheres que fazem parte do acervo do instituto e seis artistas convidadas. A mostra está organizada em quatro núcleos temáticos (corpo como paisagem, exercícios do corpo, tempos poéticos e a forma como gesto no cotidiano). Juntos, propõem a ideia que a arte pode ser um dos possíveis territórios para um debate feminista e para planejarmos nossos engajamentos. A exposição é gratuita e livre para todos os públicos. Abre para visitação de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, na Rua Maestro Ignácio Stabile, 200, no Bairro Alto da Boa Vista.
Já na Galeria Marcelo Guarnieri, a exposição é Eles não entendem o que você faz, do artista plástico RAU. A mostra reúne cerca de 66 pinturas em tela e 20 em papel, produzidas entre os anos de 2023 e 2024. Para compor suas cenas, RAU parte de sua enorme coleção de imagens, textos, stills de filmes, citações, elementos visuais, literários e explora enquadramentos cênicos e associações entre texto e imagem. A exposição abre para visitação das 10h às 18h, na Galeria Marcelo Guarnieri, na Rua Nélio Guimarães, 1290, no Alto da Boa Vista.
*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.