Festival que reúne justiça, cultura e arte é o destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (10/10)

O professor Nuno Coelho é o entrevistado para falar sobre o Festival de Justiça, Cultura e Arte, que acontece de 14 a 19 de outubro na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

 10/10/2024 - Publicado há 1 mês
Por
Professor da faculdade de direito, da USP Ribeirão Preto em foto tirada durante uma conversa
Professor Nuno Coelho, diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, que promove o Festival Justiça, Cultura e Arte – Foto: iptv.usp
Logo da Rádio USP
O destaque do Express Cultura desta quinta-feira (10) é a entrevista com o professor Nuno Coelho, diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. O professor fala sobre o Festival Justiça, Cultura e Arte, que será de 14 a 19 de outubro, em comemoração aos 90 anos da USP. O festival é um encontro entre múltiplas ciências e culturas, que se entrelaçam para enriquecer o debate sobre justiça e sociedade. A programação do festival é gratuita e contempla exposições de artes plásticas, oficinas, música, palestras e debates, dança, cinema, literatura, saraus, teatro, além de promover a reflexão sobre temas contemporâneos como direitos humanos, sustentabilidade e diversidade.

Esta quinta-feira (10/10) é o Dia Mundial da Saúde Mental, que este ano visa priorizar a saúde mental no local de trabalho. As Nações Unidas destacam que uma em cada oito pessoas vive com algum transtorno e que milhões de pessoas sofrem em silêncio. Por isso, a Biblioteca Sinhá Junqueira preparou uma programação toda voltada para destacar a importância deste dia. A primeira atividade começa às 13h e é uma roda de conversa com café comunitário. Na sequência, às 14h, acontece uma aula aberta de kung fu. Às 14h30 tem show com a banda Música na Veia. Às 16h, apresentação de teatro. E não para por aí, às 16h30 é a vez do coral da Associação de Apoio ao Psicótico se apresentar. A programação do dia termina às 16h40 com Maracatu. Todas as atividades são gratuitas.

Ainda na Biblioteca Sinhá Junqueira, acontece também nesta quinta-feira (10/10) o Recital da USP, com participação dos músicos que são professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP: Thiago Nogueira Carneiro Gentil, Miguel Marcondes Marra, Gustavo Silveira Costa, Patrick Lebron, Eduarda Tiemi Ito, Luis Felipe Ortiz Renesto, Lara Cota, Ana Júlia e Taís Perez. O recital é gratuito e acontece às 19h. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro. 

No Museu Casa de Portinari, a programação é para a criançada e nesta quinta-feira (10/10) tem BrinCandinho – É Gostoso Ser Criança. A atividade propõe às crianças visitantes um circuito de jogos e brincadeiras como amarelinha, queimada, bambolê e muitas outras, além dos brinquedos contemporâneos da infância de Cândido Portinari, como pular corda, pião, pipa, diabolô, bilboquê e peteca, além de leitura, desenho livre e jogo da velha. As atividades são gratuitas, e seguem até às 16h, na Esplanada do Museu Casa de Portinari, Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.  

No Sesi, nesta quinta-feira (10/10), tem o show da Banda Reggae Club. Um tributo com objetivo de levar através da música um melhor entendimento sobre a obra do maior ícone do reggae mundial, Bob Marley, e também sobre esse gênero que prega a igualdade e a liberdade entre os povos e traz uma mensagem positiva de amor, paz e esperança. O show será às 19h30, na Praça de Eventos do Sesi Castelo Branco, na Rua Artur José Suzana, 121-1 – Jardim Castelo Branco. 

No Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), tem o bate-papo O Campo Da Arte e Seu Jogo: Somos um ‘Vale-Tudo’ ou há ‘Regras Bem Claras’, com o artista plástico Daré. O encontro gratuito será às 18h30 no Espaço Cultural do IEA-RP, no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, 20. 

O Sesc exibe nesta quinta-feira (10/10) o documentário Filhos do Katrina, do diretor Edward Buckles. O filme se passa em 2005, quando o furacão Katrina destruiu grande parte da cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos,  e mudou para sempre a vida de muitos jovens. O cineasta Edward Buckles Jr. tinha 13 anos quando isso aconteceu. Em seu documentário de estreia, ele dá voz aos que foram expulsos de suas casas e abandonados pelo governo da época. A exibição do filme é gratuita, às 19h30, no Sesc, na Rua Tibiriça, 50 

A Casa Belas Artes divulgou nesta quinta-feira (10) os novos filmes que estarão em cartaz até domingo (13/10). Às 14h será exibido Inverno em Paris, do diretor Christophe Honoré. Indicado para maiores de 18 anos, o filme narra a história de um estudante do ensino médio de 17 anos que luta para lidar com a morte súbita e inesperada de seu pai em um acidente que pode ou não ter sido suicídio. Na sessão das 16h o filme em cartaz é Sidonie no Japão, da diretora Élise Girard. O longa vai falar sobre Sidonie Perceval, uma renomada escritora francesa que viaja ao Japão para o relançamento de seu best-seller. A classificação indicativa é 14 anos. A última sessão é às 19h com o filme Deixe-me, do diretor Maxime Rappaz. Indicado para maiores de 14 anos, no longa, a protagonista Claudine deixa seu filho aos cuidados de uma vizinha todas as terças-feiras enquanto ela vai a um hotel nos Alpes Suíços para encontrar com homens que estão de passagem. Quando um deles decide prolongar a estadia por ela, Claudine fica confusa e começa a sonhar com uma vida diferente. A Casa Belas Artes fica na Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

*Estagiário sob supervisão de Mel Vieira, Rose Talamone e Ferraz Junior

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.