“Express Cultura” desta segunda-feira traz exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto 

 As exposições são dos vencedores do Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporânea de 2022, obras do acervo do museu e paisagens ocidentais

 30/01/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Obra parte da exposição Breve Lançamento, de Heloisa Lodder – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O primeiro Express Cultura do ano, nesta segunda-feira (30/1), tem como destaque cinco exposições abertas ao público no Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp), que fica na Rua Barão do Amazonas, 323, centro da cidade. 

Vencedora do Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporânea de 2022, a artista plástica Heloisa Lodder apresenta a exposição Breve Lançamento. A mostra conta com uma proposta de trazer um questionamento sobre as cidades e nossa experiência no espaço urbano, ao incitar a dúvida e incerteza de quem passa e observa, enquanto convida à reflexão ao entrar na sala do museu, sobre o apagamento da história de nossa cidade com o abandono de prédios históricos.

Também vencedor do Salão, o artista carioca Osvaldo Carvalho está com a exposição A Balada, com pinturas em tinta acrílica sobre papel que questionam a banalização da violência, principalmente nas grandes cidades brasileiras. Osvaldo criou a série quando balas perdidas começaram a atingir seu ateliê na cidade do Rio de Janeiro.

A também carioca e outra vencedora do Salão, Marcella Moraes, apresenta a exposição Paisagens Bioindicadoras, com colagens, aquarelas, esculturas, fotografias, objetos, vídeo e instalação. A artista plástica busca estados poéticos, pequenos gestos e novas formas de se relacionar com a Terra, tendo em vista as mudanças climáticas e mutações da natureza.

Jussara Marangoni e Corina Ishikura apresentam a exposição Fazer e Desfazer Paisagens. A exposição apresenta produções que questionam a noção da paisagem na sociedade ocidental. As artistas plásticas propõem ao espectador uma reflexão sobre o distanciamento do ser humano da natureza e de outras possibilidades de se inserir na paisagem.

E o Núcleo Educativo do museu apresenta o projeto Dialogando a partir das obras do acervo, onde cinco obras do acervo do Marp são expostas, fazendo referências aos trabalhos de Jussara Marangoni, Corina Ishikura, Marcella Moraes, Heloisa Lodder e Osvaldo Carvalho, os artistas que estão com exposições no museu.

As cinco exposições estão abertas à visitação, de terça a sexta-feira, das 9h às 15h, no Marp, Rua Barão do Amazonas, 323, centro, com entrada gratuita, até o dia 4 de março.

Em clima de carnaval, o bloco Afoxé Omô Orunmilá está com ensaios abertos à participação do público todos os sábados, às 17h, na Rua Rafael Defina, 43, no Parque Industrial Tanquinho.

O grupo Samba de Lei se apresenta nesta segunda-feira, 31/1, no Bar do Chorinho, a partir das 19h30, na Rua Daniel Kujawski, 588. O couvert é de R$ 10.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.Vinicius Botelho, estagiário.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.