“Express Cultura” desta segunda-feira (3/4) traz a peça “Casa de Ninguém”

Espetáculo busca combater a violência contra mulheres e discutir o papel feminino na sociedade

03/04/2023 - Publicado há 1 ano
Grupo teatral Triope se apresenta em dois pontos de Ribeirão Preto nesta segunda-feira (3/4) – Foto: Monica Silvestre via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (3/4) traz como destaque o espetáculo Casa de Ninguém, do grupo Triope Teatral. Inspirada na obra Quando as Máquinas Param, do escritor, ator e diretor Plínio Marcos, a peça mostra Nina e Zé, que se casaram ainda jovens após descobrirem que seriam pais. A convivência entre os dois, contudo, fica difícil ao longo dos anos e a paixão acaba. É uma apresentação de teatro e dança para promover o debate sobre o papel feminino na sociedade e enfrentar a violência contra as mulheres. A apresentação é gratuita para mulheres atendidas pelo Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (Naem) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além dos estudantes da Escola Estadual Cônego Barros, onde aconteceu a primeira de três sessões. Por lá, a obra volta a ser apresentada às 17h30. Antes disso, quem recebe o espetáculo é o Centro Cultural Palace, às 14 horas. A classificação indicativa de Casa de Ninguém é de 12 anos.

O tema de abril da Biblioteca Sinhá Junqueira é O Poder da Escrita. Destaque na agenda, o livro Chuva de Papel, da escritora e jornalista Martha Batalha, teve evento de lançamento no último sábado. Porém, ainda tem outras atividades relacionadas ao tema durante o mês, como as oficinas de escrita com os autores Phantom de Las Calles, Marcello Gugu e Rafaella Rímoli, além das mostras de filmes e documentários, lançamentos de livros, palestras e muito mais. Para mais informações, clique aqui ou ligue para 3323-7171. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

O professor ribeirão-pretano Diego Sangali oferece, via Youtube, dez aulas básicas e gratuitas de viola caipira, voltadas a pessoas sem experiência no instrumento. Além disso, também será disponibilizada apostila em PDF e áudios como materiais complementares. O conteúdo abrange a história da viola no Brasil, além de partes técnicas como postura, alguns ritmos da música caipira, assim como melodias, acordes básicos e ponteio. O curso conta com recursos do Fundo Municipal de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e do Conselho Municipal de Cultura. Para assistir às aulas, clique aqui.

Quem gosta de arte pode visitar a exposição Kandinsky – O Passeio dos Sentidos, que acontece no Shopping Iguatemi desde março. A mostra traz sete salas interativas com as obras do artista russo Wassily Kandinsky, morto em 1944. A exibição vai até o próximo dia 16/4, com ingressos a R$ 24,00 a inteira e R$ 12,00 a meia-entrada. Os bilhetes podem ser adquiridos neste link. Os horários de visitação, de segunda a sábado, são das 10 horas às 22 horas. Aos domingos e feriados, a exibição abre às 12 horas e vai até as 22 horas. O Shopping Iguatemi fica na Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, 900.

O grupo Batuka Nega anima a Segunda de Lei do Bar do Chorinho. Formado somente por mulheres negras, o quarteto vai trazer no repertório grandes clássicos do samba, a partir das 19h30. O bar abre antes, às 17 horas. O couvert artístico é R$ 10,00 e o Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo. O Projeto Choro da Casa volta com sua tradicional roda de choro na Praça XV de Novembro, em frente ao Theatro Pedro II. Quem quiser pode assistir ao encontro musical ou até mesmo participar da roda, caso saiba tocar algum instrumento. O evento é livre e gratuito, das 20h30 às 23 horas.

A notícia triste da semana é a morte do músico japonês Ryuichi Sakamoto, aos 71 anos, em Tóquio, em decorrência de um câncer diagnosticado em 2020. Sakamoto morreu na última semana, mas a notícia só foi confirmada oficialmente no domingo (2/4), no site oficial do artista. O compositor conquistou um Oscar pela trilha sonora do filme O Último Imperador (1987), além de um Grammy, um prêmio Bafta e um Globo de Ouro. Ele também gravou com artistas brasileiros, como Caetano Veloso e Marisa Monte, com quem colaborou como tecladista em cinco faixas do álbum Mais (1991).

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.