Entrevista com Renato Alves, programador cultural do Sesc, no “Express Cultura” desta terça-feira (4/4)

O programador fala sobre o festival de cinema negro que começa nesta terça-feira, 4/4, às 19h30, com exibição de dois filmes

 04/04/2023 - Publicado há 12 meses
Por
Imagem do longa Mirador, que conta a história de boxeador que divide a paixão pelo esporte com subempregos e a tarefa de criar sua filha – Foto: Ana Malaga_Divulgação

O Express Cultura desta terça-feira (4/4) traz como destaque a entrevista com Renato Alves, programador cultural do Sesc de Ribeirão Preto. Ele falou sobre a mostra Oju – Roda Sesc de Cinemas Negros, que começa às 19h30 com o curta-metragem Te Levo no Bolso da Saudade e o longa Mirador. A exibição dos filmes é gratuita, tem classificação indicativa de 16 anos e será no auditório do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

A USP Filarmônica abre sua temporada de concertos no Theatro Pedro II, às 20 horas. A apresentação é gratuita, livre para todos os públicos e vai destacar compositores e poetas brasileiros negros dos séculos 18 e 19. No repertório, obras de Manuel Dias de Oliveira, José Maurício Nunes Garcia, Pixinguinha e muitos outros. O concerto também celebra os 15 anos da implantação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP. Vão se apresentar oito solistas. Na voz, a soprano Yuka de Almeida Prado, a mezzo-soprano Anita Prado, o barítono Alexandre Mazzer e a spalla convidada Carla Rincón. No sopro, João Paulo Henrique da Silva na clarineta e Samuel Pompeu no saxofone. Fecham o grupo de solistas o violonista Gustavo Silveira Costa e o percussionista Matheus Luís de Andrade. A regência é do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. Não há necessidade de retirar ingressos.

O Centro Cultural Orùnmilá oferece a oficina de Maracatu de Baque Virado, com o Maracatu Navegante, que introduz os participantes aos tambores de oyá e traz as técnicas percussivas para o maracatu. Seguido da oficina, o Maracatu Navegante oferece rodas de conversa sobre essa cultura de matriz africana nascida em Pernambuco. Os encontros acontecem nesta terça-feira e no dia 18/4, das 19 às 22 horas, além do dia 15/4, um sábado, das 16 às 19 horas. Os interessados devem enviar um e-mail com nome completo e telefone de contato para maracatunavegante@gmail.com. O curso é gratuito e tem classificação de dez anos. O Centro Cultural Orùnmilá fica na Rua Rafael Defina, 43, no Parque Industrial Tanquinho.

O Teatro Municipal recebe a primeira de duas apresentações do espetáculo de dança Acepção – Mulheres Como Um Todo, às 20 horas. A peça fala sobre as mudanças do papel feminino na sociedade, sobretudo em relação à visão dos homens e aos comportamentos que foram impostos ao longo do tempo pela cultura patriarcal. Além disso, o Porão Produções Culturais, que promove a encenação, também vai realizar uma roda de conversa sobre o tema. O grupo volta a se apresentar na quarta (5/4), também às 20 horas. A peça tem classificação de 16 anos e entrada gratuita, mas é necessário retirar os ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência. O espetáculo é apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Proac. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

O músico André Romeiro se apresenta no Terraço Pizza Bar com um repertório repleto de canções de rock nacional e pop. O bar abre às 17h30 e fica na Rua Américo Brasiliense, 1.565, no Centro.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.