O oitavo Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto traz a mostra nacional Em Busca de Judith, um solo teatral baseado em fatos reais, que desvenda a história familiar da protagonista e retrata uma realidade que perdurou no Brasil por vários anos e que deu início à Reforma Psiquiátrica no País. O espetáculo acompanha a protagonista Jéssica Barbosa, que acreditava que Judith Alves Macedo, sua avó paterna, havia falecido num acidente de carro. A história que lhe era contada desde a infância ganhou uma reviravolta quando a atriz se deparou com uma fotografia num livro e ouviu um relato familiar, gatilhos que disparam nela a busca pela história real de Judith. A mulher negra, mãe de cinco filhos, foi internada compulsoriamente num hospital psiquiátrico, onde permaneceu até a sua morte, em 1958. O espetáculo, com classificação indicativa para maiores de 12 anos, será às 19h30, no Teatro Minaz, Rua Carlos Chagas, 273. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos a partir das 18h30, mais informações pelo (16) 98109-2477.
Na Biblioteca Sinhá Junqueira, tem a Oficina de Leitura e produção de HQs com Luana Cristini. A oficina será gratuita, às 14h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro. No Sesc tem a exposição de Claudia Andujar, Sonhos Yanomami. A exposição conta com um conjunto de 20 imagens, que fazem parte da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM, em que Andujar apresenta os rituais xamanísticos do povo Yanomami. A mostra fica aberta à visitação de terça-feira a sexta, das 13h às 22h, de sábado e domingo, das 9h30 às 18h30, na sala de exposições do Sesc Ribeirão Preto com entrada gratuita. O Sesc ainda traz o show do coletivo Reunião de Malokero, que conta com MCs, poetas, b-boys, DJs e rimadores de Ribeirão Preto. Juntos, eles apresentam faixas autorais dos artistas que o compõem. A apresentação é gratuita e será às 20h, no local de convivência do Sesc. Também no Sesc tem exibição do documentário Filhas de Lavadeiras, da diretora Edileuza Penha de Souza. O filme acompanha histórias de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para a escola e criar possibilidade de um novo destino. Suas memórias, alegrias e tristezas estão presentes, transformando o duro trabalho das lavadeiras em um espetáculo de vida e plenitude. Após a exibição, haverá bate-papo com a diretora, mediado por Bel Santos Mayer. A exibição do longa, indicado para maiores de 12 anos, é gratuita e começa às 19h30 no auditório do Sesc. É indicado chegar com uma hora de antecedência para retirada dos ingressos. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50, no Centro.
No Sesi tem exibição de outro documentário, Na Pista da Inovação, um projeto do Cine Sesi-SP. Este é um filme sobre os jovens corações e mentes que estão criando a próxima geração de carros e mostra a paixão pela inovação, a dinâmica de criação de protótipos e a emoção de colocá-los à prova quando tudo pode dar errado. A exibição do filme é gratuita, será às 15h, no Teatro do Sesi, Rua João Ignachiti, 20-364, no Jardim Castelo Branco.
A 49ª Semana de Portinari ainda está rolando e conta com oficinas e atividades artísticas para envolver o público. Nesta quarta-feira, as atividades são contação de histórias e oficina de karaokê. As atividades são gratuitas e têm início às 13h30, no Cemei EMEI, Rua Antônio Fabbri, 162-274, na cidade de Brodowski.
*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Ferraz Junior
O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.