E-book traz os vários aspectos sobre desastres e riscos de desastres no Brasil

Com 25 capítulos e mais de 80 autores, a obra tem a participação da pesquisadora do programa USP Susten Fabiana Barbi Seleguim

 Publicado: 07/02/2024
Com abordagens em variadas temáticas sobre os riscos de desastres ao Sul do Brasil, a publicação conta com 25 capítulos em áreas de estudo de diversas regiões do Brasil – Arte sobre foto: Reprodução

.
O e-book recém-publicado Riscos ao Sul: diversidade de riscos no Brasil aborda vários aspectos sobre desastres e riscos de desastres em diversas regiões do Brasil. A publicação é organizada pela pesquisadora do programa USP Susten Fabiana Barbi Seleguim, junto com Allan Yu Iwama, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFP), e Viviana Aguilar-Muñoz, pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). É possível conferir a publicação gratuitamente neste link.

O livro, com 25 capítulos e mais de 80 autores e coautores, é uma iniciativa coordenada pela Rede de Estudos Sociais em Prevenção de Desastres da América Latina e Caribe (La Red), integrante do projeto editorial que começou na Argentina em 2015, abrindo caminho para um diagnóstico abrangente do estado atual do conhecimento sobre riscos de desastres em toda a região. Agora, focando no Brasil, a obra reuniu artigos que abordam a compreensão e o tratamento do risco a partir de uma perspectiva social, destacando-se como uma contribuição significativa para o entendimento e tratamento dos riscos de desastres no contexto brasileiro. 

Fabiana Barbi Seleguim – Foto: Lattes

Fabiana contribui com um capítulo no livro, resultado de sua pesquisa no Programa USP Susten e em coautoria com a professora Patrícia Iglecias, supervisora de sua pesquisa de pós-doutorado. Elas discutem as perspectivas sobre a governança climática no contexto dos riscos de desastres e os direitos humanos, como o direito à vida, acesso à água, saúde, moradia e demais elementos de base para garantir o bem-estar da população e um ambiente saudável. O capítulo mostra como as medidas políticas locais de adaptação podem contribuir para garantir a efetiva promoção e proteção dos direitos humanos nas cidades brasileiras, a partir de uma perspectiva de governança multinível, multissetorial, multidimensional, multiatores e multicêntrica dos riscos climáticos.

Para Fabiana, a publicação representa uma fonte valiosa de conhecimento e, também, um passo significativo em direção à construção de comunidades mais resilientes diante dos desafios iminentes.

No prefácio do livro, Andrew Maskrey, um dos membros fundadores da La Red e coordenador de relatórios da UNISDR, sublinha a relevância global da iniciativa. O posfácio conta com a contribuição de Zelmira May, especialista do Programa da Oficina Regional da Unesco em Montevidéu, Uruguai. 

A versão digital completa do livro está disponível no site neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.