Alunos da USP Ribeirão fundam liga interprofissional da área da saúde

18/12/2020 - Publicado há 4 anos

A interprofissionalidade é um tema frequente nas discussões da formação de estudantes, tutores, preceptores e na educação permanente dos profissionais de saúde. O conceito tem como principal objetivo promover o aprendizado em ambiente com equipe composta de pessoas com diferentes formações. Por exemplo, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros.

Neste sentido, estudantes do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP criaram a primeira Liga Acadêmica Interprofissional de Atenção à Saúde (LIAS) da unidade em outubro deste ano. As ligas acadêmicas promovem o aprofundamento do conhecimento adquirido nas aulas com a promoção de diversas atividades, como palestras, seminários, cursos, workshops, congressos, encontros etc.

“A iniciativa surgiu da vontade de compartilhar conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, tanto em contextos acadêmicos como extra-acadêmicos, possibilitando trocas, reflexões e ampliação de aprendizados, fundamentados nos conceitos da interprofissionalidade”, contam os alunos fundadores Andréa Gracindo e Gilberto Leal, ambos da FMRP.

O processo seletivo contou com 40 candidatos de todos os cursos da área da saúde da USP Ribeirão, como Ciências Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Medicina, Nutrição e Metabolismo e Terapia Ocupacional. Dos participantes, 21 estudantes foram selecionados no dia 9 de dezembro para iniciar as atividades da Liga em 2021 junto aos fundadores.

A professora Regina Yoneko Dakuzaku Carretta, do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP, será tutora e coordenadora da LIAS. A docente também é vice-coordenadora do PET-Saúde Interprofissionalidade (PET-Saúde IP), que é um projeto composto de seis unidades de ensino da USP Ribeirão com cogestão da Secretaria Municipal da Saúde e financiamento do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação.

Já a presidência é formada pelos alunos fundadores Andréa e Gilberto, ambos do curso de Fonoaudiologia da FMRP e participantes do PET-Saúde IP desde 2018.

Mais informações: liasusp@gmail.com, no Facebook neste link, ou no Instagram neste link.