USP promove palestra de professor da Universidade de Dartmouth sobre racismo e antissemitismo

Leo Spitzer vem ao Brasil a convite da Biblioteca Brasiliana, com apoio da Editora Zahar, que publicou no Brasil seu livro “Racismo e Antissemitismo – As trajetórias de Stefan Zweig, André Rebouças e Joseph May”

Publicado: 24/09/2024 às 15:04
O professor e escritor Leo Spitzer, homem branco, sorrindo, com óculos de grau, camisa e gravata na cor magenta/vinho e jaqueta de couro preta
Leo Spitzer – Foto: Divulgação/Editora Zahar

No dia 30 de setembro, segunda-feira, às 14h30, na Sala Villa-Lobos, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP vai realizar a palestra Photography, Racism, and Antisemitism in the Life Trajectories of Stefan Zweig, André Rebouças, and Joseph May. A apresentação será feita em inglês por Leo Spitzer, Professor Emérito de História da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, e por Lilia Schwarcz, com mediação de Esther Hamburger, ambas professoras da USP.

O professor Spitzer vem ao Brasil a convite da BBM, com apoio da Editora Zahar, que publicou no Brasil seu livro Racismo e Antissemitismo – As trajetórias de Stefan Zweig, André Rebouças e Joseph May, com tradução de Vera Ribeiro, em outubro de 2023 – uma reedição, com novo título, tradução e revisão, já que o livro já tinha sido lançado aqui antes.

Capa do livro de Leo Sptizer, com título escrito em preto e fundo na cor vermelha
O livro de Leo Sptizer, publicado no Brasil pela Editora Zahar, foi lançado em outubro de 2023

Na obra, Spitzer, que é nascido na Bolívia e filho de judeus austríacos que fugiram da perseguição nazista, apresenta as trajetórias de três personagens oriundos de grupos sociais marginalizados que ascenderam socialmente no final do século XIX: Stefan Zweig, judeu numa Áustria enredada no antissemitismo; o engenheiro André Rebouças, um negro no Brasil escravista; e Joseph May, na Serra Leoa dominada pelos ingleses. No livro, ele explica as diversas vertentes desse processo de assimilação cultural desses segmentos estigmatizados.

O historiador também é autor, entre outros, de Hotel Bolivia: The Culture of Memory in a Refuge from Nazism, The Creoles of Sierra Leone: Responses to Colonialism e Ghosts of Home: The Afterlife of Czernowitz in Jewish Memory (com Marianne Hirsch).

Lilia Schwarcz – Foto: Facebook

Lilia Schwarcz e Esther Hamburger também são de famílias de origem judaica. Lilia é historiadora e antropóloga, docente do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Em suas pesquisas e livros aborda, entre outros assuntos, a questão do racismo e branquitude, sendo autora de Retrato em branco e negro, O espetáculo das raças, Racismo no Brasil e Lima Barreto triste visionário. Em junho deste ano, tomou posse como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Esther Hamburguer – Foto: Fapesp

Esther é do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, atuando na confluência da Crítica e dos Estudos de Cinema e Televisão e Antropologia, na abordagem de temas como desigualdades sociais, relações de gênero e raça no cinema, na televisão e nas mídias digitais contemporâneas e na história recente. Desde 15 de julho, é a vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC), também da USP.

Serviço
Palestra Photography, Racism, and Antisemitism in the Life Trajectories of Stefan Zweig, André Rebouças, and Joseph May
Palestrantes Leo Spitzer e Lilia Schwarcz, com mediação de Esther Hamburger
Quando: 30/09, segunda-feira, às 14h30