Vírus H1N1 existe desde a gripe espanhola

Professor conta porque H1N1 é conhecida como a gripe suína

 25/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O professor Valdes Roberto Bollela, da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é o convidado do Saúde Sem Complicações desta semana para falar sobre o vírus influenza da gripe H1N1.

Segundo Bollela, a H1N1 é conhecida como gripe suína desde 2009, quando ocorreu a pandemia da gripe que veio da Ásia. A H1N1 pode causar doença em humanos, mas também atinge aves e porcos. 

A H1N1 é um dos subtipos virais – Foto: Reprodução via vídeo Youtube / EERP

O professor fala ainda sobre a importância da vacina contra o H1N1, pois “o vírus da gripe pode mudar de um ano para o outro e nós temos que fazer os ajustes de acordo com as mudanças do novo vírus que circula naquele determinado país”.     

Bollela diz que os sinais de gripe comum e da H1N1 são iguais: febre, mal-estar e nariz escorrendo. A H1N1 é um dos subtipos virais que causam gripe, entre eles o influenza A e B e o H3N2.  “É necessário fazer exame de sangue para descobrir o subtipo viral que atinge a pessoa. Já o tratamento para todos os tipos é a base de hidratação e medicamento que combate a gripe aguda.”   

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Júlia Gracioli, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone.  Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações.

Por  Júlia Gracioli

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.