Renato Janine comenta a falta de verba nas federais e o corte de bolsas de pesquisa

Situação traz prejuízos a curto, médio e a longo prazo. Corte de bolsas deve atingir cerca de 15 mil professores

21/08/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Renato Janine Ribeiro comenta a falta de dinheiro nas universidades federais e a suspensão do pagamento de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para o colunista, há sim motivos para a sociedade se alarmar, até porque nenhuma tranquilização tem vindo da parte do governo.

Janine diz que não se lembra de nenhuma outra ocasião em que isso tenha ocorrido. Ele explica que, nessa situação, as bolsas pagas pelas universidades, a alimentação fornecida nos bandejões, reagentes, produtos químicos, equipamentos fornecidos para laboratórios, conserto de equipamentos, limpeza de prédios, tudo isso será seriamente afetado. Os efeitos disso são imediatos, mas também trazem muitos prejuízos a longo prazo.

“Alunos que teriam aula neste segundo semestre não as terão. Terão quando? No ano que vem? Vamos atrasar seis meses ou um ano a formatura deles? Qual o custo para o Brasil de ter médicos, engenheiros, professores que vão se formar mais tarde? E vestibulares? Haverá como fazer vestibular? Haverá como receber novos alunos que não terão salas disponíveis para eles estudarem, uma vez que elas estarão ocupadas pelos alunos que não terão tido aula neste segundo semestre? Vamos então perder um ano de ingresso na universidade? Quer dizer, como vão ficar os pais de família, que terão os filhos parados em casa, tendo terminado o terceiro ano do ensino médio prontos para entrar na universidade, mas não podendo entrar, porque os cursos estarão sendo ministrados aos alunos deste ano? Como isso tudo vai acontecer? Quais perdas serão essas?”, questiona o colunista, lembrando que há meses o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sem direção e não se sabe como o exame será feito este ano.

O professor também considera muito grave que as bolsas de pesquisa, que asseguram o funcionamento da pesquisa brasileira, não sejam alvo de concorrência no segundo semestre. Segundo Janine, se forem somente as bolsas de pesquisa, o corte deve afetar até 15 mil professores doutores com dedicação exclusiva.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Ética e Política.

Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.