Projeto finlandês ensina população sobre Inteligência Artificial

Para o colunista, Brasil deve reunir universidades e criar institutos especializados na área

O professor Glauco Arbix comenta esta semana um experimento que está sendo realizado na Finlândia, cujo objetivo é ensinar 1% da população do país o básico sobre Inteligência Artificial. Em torno de 50 mil pessoas serão introduzidas aos estudos na área e, dessa maneira, poderão eventualmente disseminar o que aprenderem para outros finlandeses.

Para o colunista, o chamado “O Grande Experimento de Inteligência Artificial” vem da tentativa do país inovar na área, mesmo sabendo da dificuldade de competir com gigantes como China, Estados Unidos, Rússia e Alemanha.

No Brasil, sugere a cooperação entre universidades e a criação de institutos especializados para compensar o atraso do País no campo.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.