Olimpíada atrai alunos para conhecimento teórico e prático

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia

 06/06/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 22/06/2017 as 9:05
Logo da Rádio USP

Desde 2012, durante o segundo semestre é realizada a OBFEP. O professor do Instituto de Física da USP (IF-USP) e coordenador estadual da iniciativa, DR. Marcelo Martinelli, diz que o objetivo não é apenas tratar da teoria da matéria, mas divulgar a ciência nas escolas. Na última edição, foram 18 mil alunos paulistas participantes e 130 mil em todo o país.

A Olimpíada é estruturada em duas fases. A primeira abrange uma prova de conhecimento teórico, aplicada pelas escolas inscritas. Os melhores alunos são selecionados para segunda fase, que é realizada nas universidades públicas de São Paulo, envolvendo teoria e experimentos.

As inscrições estarão abertas entre 15 de junho e 15 de julho. A primeira fase ocorrerá no dia 8 de agosto e a segunda será realizada em 21 de outubro.

Mais informações no site da Olimpíada.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.