Brasil lidera acesso à informação governamental na internet

Ministério do Planejamento lança pesquisa para melhorar disponibilização de dados abertos

 23/08/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Segundo o professor e vice-chefe do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)da USP de São Carlos, Seiji Isotani, o Brasil é líder mundial em dados abertos disponíveis na internet.

Ele explica que isso se deve à Lei de Acesso à Informação, que determina a liberação de dados por parte de entidades governamentais. A transparência tem evoluído a cada ano, assim como a tecnologia empregada. No entanto, o desafio é melhorar a forma com que os dados são disponibilizados, a fim de estarem acessíveis a qualquer cidadão.

Na perspectiva de fornecer os dados de forma mais eficiente, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão do Governo Federal realiza uma pesquisa sobre o assunto. Mais informações pelo site da Parceria para Governo Aberto.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.