USP promove inovação em biodiversidade e fármacos

Centro de pesquisa em fármacos estuda compostos com um amplo espectro de atividades biológicas antiparasitárias, antibacterianas e anticâncer

 08/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 às 12:57
Por

jorusp

Logo da Rádio USP

O Momento USP Inovação desta semana conheceu o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) a partir da conversa com o professor Adriano Andricopulo, coordenador de Transferência de Tecnologia do CEPID CIBFar.

O CIBFar foi criado pela colaboração entre Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) e tem como principal objetivo a análise biológica e química de compostos e identificação de seus princípios ativos. Os que obtêm resultados promissores se tornam candidatos a novos fármacos para doenças pesquisadas no centro.

Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o CIBFar conta com 22 pesquisadores que trabalham em diferentes áreas: produtos naturais, química orgânica sintética, biologia molecular e estrutural, bioquímica, química medicinal, planejamento de fármacos e ensaios farmacológicos.

Andricopulo ainda afirma que a instituição coopera, em âmbito nacional e internacional, com organizações do ramo para desenvolvimento e aplicação de novos fármacos como alternativas de tratamento de patologias, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, as parcerias também possibilitam a transferência e desenvolvimento de tecnologia entre países.

O professor comenta que o CIBfar, em São Carlos, também realiza workshops e possui espaços que podem ser visitados por alunos do Ensino Fundamental e Médio, o que possibilita o contato deles com a ciência e suas perspectivas.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.