Adesão ao tratamento é desafio para tuberculose multirresistente

Faltam investimentos para pesquisa de remédios que levem à cura mais rápida da doença

 03/04/2017 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 06/04/2017 às 11:43
Por

cab_jornal_da_usp_no_ar

Logo da Rádio USP

.
Para a dra. Vera Maria Galesi, diretora da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, a resistência às drogas surge pela irregularidade no tratamento, que dura seis meses.

O Brasil tem registrado 70 mil casos de tuberculose por ano, 20 mil relacionados ao HIV, mil deles do tipo resistente e 50 do tipo multirresistente. O novo desafio é reduzir o número de casos de 38 para dez por 100 mil, até 2035.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.