O Centro de Biologia Marinha nos 90 anos da USP

Por André C. Morandini, Ronaldo B. Francini Filho, Augusto A.V. Flores, Luciano D.S. Abel, Cláudio G. Tiago, Samuel C. Faria, Áurea M. Ciotti, professores do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP

18/03/2024 - Publicado há 4 meses     Atualizado: 01/04/2024 as 16:59

André Carrara Morandini – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Ronaldo Bastos Francini Filho – Foto: Currículo Lattes
Augusto Alberto Valero Flores – Foto: Arquivo pessoal
Luciano Douglas dos Santos Abel – Foto: Arquivo pessoal
Claudio Gonçalves Tiago – Foto: Arquivo Pessoal
Samuel Coelho de Faria – Foto: Currículo Lattes
Aurea Maria Ciotti – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP tem como missão produzir conhecimento em Biologia Marinha. Para tanto, agrega ações colaborativas de diferentes áreas da Ciência que visam a conservação da biodiversidade, manutenção de serviços ecossistêmicos e manejo de recursos marinhos.

A missão do Cebimar vem ao encontro dos objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2021–2030), cuja temática destaca a urgência na proteção dos oceanos. Nesta mesma década, em 2024, a USP comemora seus 90 anos de existência, com o Cebimar contribuindo para a sua excelência por quase 70 anos.

Desde sua fundação, as pesquisas desenvolvidas pela equipe do Cebimar alcançam relevância nacional e internacional. O conhecimento produzido pelo Cebimar e suas colaborações com outras universidades do Brasil e do exterior podem ser representados em diferentes níveis de organização: da biodiversidade marinha, da célula a populações e ecossistemas, suas relações com a qualidade do ambiente, suas relações ecológico-evolutivas, bem como suas alterações em resposta a impactos gerados por atividades humanas.

De forma integrativa, os estudos produzidos no Cebimar procuram relacionar os padrões de biodiversidade costeiros aos regimes oceanográficos, os tornando essenciais na avaliação de consequências de impactos acelerados das mudanças climáticas, que incluem o mapeamento e conservação de refúgios e potenciais estratégias de mitigação.

Desde o ano 2000, aproximadamente 500 projetos de pesquisa das mais diferentes instituições brasileiras e internacionais utilizaram as instalações do centro para coleta de organismos, experimentação laboratorial e observações de campo. O Cebimar tem sido um sítio foco para diversos esforços de monitoramento dos oceanos regionais e globais, e sua equipe tem participado ativamente de diversos programas, diagnósticos e projetos de grande porte que acompanham mudanças na biodiversidade marinha.

O Cebimar proporciona experiências acadêmicas e pessoais únicas aos estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da USP. Isso acontece em razão das condições diferenciadas disponíveis para o aprendizado, que potencializam a imersão no ambiente marinho. As atividades teóricas e práticas acontecem em laboratórios à beira-mar e por muitas vezes no próprio ambiente. São oferecidas anualmente 11 disciplinas optativas de graduação, 11 de pós-graduação, além de excursões didáticas de diversas disciplinas de graduação obrigatórias oferecidas por outras unidades da USP como IB, FFCLRP e ESALQ.

A integração do Cebimar com a sociedade ocorre de diversas maneiras. Estabelecido por décadas, o programa de visitação ao centro convida o público a conhecer tanto a sede na Praia do Segredo em São Sebastião como a observar no ambiente uma variedade de organismos marinhos. Por meio de atividades lúdicas e conversas descontraídas, os participantes são estimulados a refletir sobre a importância do ambiente marinho e sobre os impactos que as atividades humanas causam sobre ele.

Durante as visitações, conciliam-se as ideias de que, apesar da grande participação humana na degradação do ambiente, é justamente a humanidade que também é o agente capaz de promover mudanças e ações diferenciadas para conservá-lo. A equipe de educadores e docentes entende que a instituição tem um papel primordial no fomento de uma consciência oceânica visando o bem-estar da sociedade como um todo.

De forma similar ao programa de visitação, são ministrados cursos voltados a professores e educadores com foco na educação ambiental e no fomento da consciência ambiental de diferentes públicos. Além disso, o Cebimar colabora com projetos técnicos e acadêmicos de aplicação direta, como o monitoramento de Unidades de Conservação, que servem de suporte para ações de gestão pública na área de preservação ambiental.

Docentes e pesquisadores do Cebimar atuam em conselhos de unidades de conservação, parques estaduais, fóruns regionais de gerenciamento costeiro e grupos dedicados ao manejo do ambiente litorâneo. Desta forma, o centro potencializa subsídios, provenientes do conhecimento científico gerado pelos projetos de pesquisa do centro, para a discussão de diferentes assuntos.

A vida na Terra, originada e mantida pelo mar, depende sobremaneira de encontrarmos soluções para as grandes questões da crise planetária, que virão da interação equilibrada entre a sociedade, universidades e poder público. Não há como negar que o futuro da humanidade estará comprometido se ações concretas para a conservação da biodiversidade e dos recursos marinhos não forem implementadas.

O impacto da ação humana em ambientes costeiros está continuamente retratado na mídia e no dia a dia. Assim, as atividades de pesquisa, extensão e ensino desenvolvidas pelo Cebimar são de fundamental importância na promoção de mudanças de consciência.

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)