Livro destaca net-ativismo e novas formas de conexão social

Em novo livro, Massimo Di Felice traz a noção de net-ativismo para pensar uma ecologia do ambiente digital

04/07/2017 - Publicado há 7 anos
Livro é fruto de projeto realizado em diferentes países e deverá sair no Brasil nos próximos meses – Foto: Divulgação

O professor Massimo Di Felice, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), lança neste 4 de julho, em Roma, seu mais novo livro: Net-attivismo: Dall´azione sociale all´atto connettivo (Net-Ativismo: Da ação social ao ato conectivo, em português). O lançamento contará com a presença dos renomados estudiosos Derrick de Kerckhove, da Universidade de Toronto, do sociólogo e escritor Alberto Abruzzese, e dos professores Mario Pireddu e Tito Vagni, ambos da Libera Università di Lingue e Comunicazione (IULM), de Milão. O livro sairá nos próximos meses na França, Portugal e no Brasil.

Net-attivismo é o resultado de um projeto de pesquisa empreendido por vários anos, em diferentes países e contextos acadêmicos. Do Brasil a outros países da América Latina, da Tunísia ao Marrocos, de Portugal à França e à Itália, junto a equipes diferentes e diferentes interlocutores. “Pude aprofundar a emergência de novas formas de interação – para além das políticas e conflitualidades próprias da modernidade ocidental – que encontravam a sua origem, seu lugar e sua forma de atuação nas interações com os dados e nas conexões das redes digitais”, explica o professor na apresentação da edição italiana.

A obra pretende lançar um olhar para além da ideia social e sociológica das interações exclusivamente humanas, substituindo a ideia de ação antropomórfica pela ideia de ato conectivo.

Trata-se do segundo volume de uma trilogia que nasceu com o estudo das formas comunicativas do habitar, ou seja, da análise das relações entre tecnologias de comunicação, território, ambiente e pessoas, cujos resultados foram publicados em vários países, na obra Paisagens pós-urbanas: O fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar. O terceiro volume da série será dedicado à análise das novas declinações digitais do comum, ainda em escritura.

Verônica Reis Cristo/Assessoria de Comunicação da ECA, com edição do Jornal da USP