USP sedia conferência da University Global Partnership Network

A rede é formada pela USP, University of Surrey, North Carolina State University e University of Wollogong

03/04/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 25/05/2017 as 15:01

Entre os dias 3 e 5 de abril, a USP sedia a Conferência Anual da University Global Partnership Network (UGPN), rede formada pela University of Surrey (Reino Unido), North Carolina State University (Estados Unidos), University of Wollogong (Austrália) e Universidade de São Paulo.

Marco Antonio Zago_ Foto Marcos Santos AU0Y6040web
A cerimônia de abertura da Conferência Anual da UGPN foi realizada no dia 3 de abril, na Sala do Conselho Universitário

Na cerimônia de abertura da Conferência, o reitor Marco Antonio Zago afirmou estar muito satisfeito com o progresso da rede. “Eu participei da criação da UGPN desde o seu início e é muito estimulante ver a qualidade e a diversidade dos projetos desenvolvidos. Espero que a rede continue se desenvolvendo dessa forma”, disse o reitor.

“A rede já produziu muitas parcerias ao longo desses cinco anos. Espero que essa reunião produza novas interações e estreite ainda mais a relação entre as quatro universidades participantes”, disse o vice-reitor da University of Surrey, Vincent Emery, que ocupa a presidência rotativa da rede. Também estavam presentes na cerimônia de abertura o vice-reitor de Relações Internacionais da North Carolina State University, Bailian Li, e a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da University of Wollogong, Judy Raper.

O encontro reuniu delegados das universidades parceiras e representantes das comissões de pesquisa e de relações internacionais das Unidades da USP para discutir o andamento das pesquisas financiadas pela rede, oportunidades de mobilidade, projetos de colaboração e novos desafios globais de pesquisa.

“Desde 2012, as universidades parceiras já investiram um total de US$ 860 mil de recursos próprios e conseguiram angariar mais de US$ 2,5 milhões de recursos extraorçamentários, apoiando 35 projetos de pesquisa”, explicou o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto.

Paolo Marinho de Andrade Zanotto_ Foto Marcos Santos AU0Y6247web
O professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Paolo Zanotto, proferiu uma palestra sobre o zika vírus

De acordo com a programação, no dia 4 acontecem workshops acadêmicos em diferentes campi da Universidade, abordando os temas: Tecnologias de Saúde e Biomédicas (FM); Desenvolvimento Infantil (Each); Recursos Naturais: Agricultura e Produção de Biomassa (Esalq); Novos materiais e Fotônica (IFSC). No dia 5, serão realizadas discussões gerais sobre a rede, apresentados os resumos dos workshops, além de uma palestra do professor da Escola Politécnica (Poli), Julio Meneghine, sobre a pesquisa no Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI).

Criada em 2011, a University Global Partnership Network (UGPN) é uma rede de universidades formada originalmente pela USP, pela University of Surrey e pela North Carolina State University (NCS). Em 2016, foi incorporada a University of Wollogong (Austrália). Por proporcionar ações mais rápidas e objetivas, esse modelo de rede de ações privilegiadas entre instituições com afinidades e interesses comuns tem se mostrado uma boa opção para incentivar a cooperação internacional, desenvolver uma pesquisa de impacto global, criar meios para a transferência do conhecimento em benefício da sociedade e oferecer experiência internacional aos alunos das universidades parceiras.

(Fotos: Marcos Santos)