Reitoria promove workshop sobre desafios das universidades

O workshop reuniu reitores de universidades estaduais e federais e representantes das agências de fomento.

24/02/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 24/05/2017 as 18:55

O encontro abordou temas como internacionalização, avaliação e sustentabilidade financeira das universidades brasileiras

O workshop “Desafios das Universidades Brasileiras” reuniu, no dia 22 de fevereiro, reitores de universidades estaduais e federais e representantes das agências de fomento para discutirem e fornecerem subsídios ao projeto “Desafios da Nação”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O IPEA é fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Entre os convidados do workshop estavam o presidente da Fapesp e ex-reitor da USP, José Goldemberg; o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo; o reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Sandro Roberto Valentini; o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Klaus Capelle; a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Wanda Hoffmann; o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramírez; o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia; os pró-reitores da USP: Marcelo de Andrade Roméro (Cultura e Extensão Universitária), Antonio Carlos Hernandes (Graduação), José Eduardo Krieger (Pesquisa) e Carlos Gilberto Carlotti Jr. (Pós-Graduação).

Workshop_Desafios_Universidade_Foto Cecília Bastos (1)
Organizado pela Reitoria, o workshop atendeu a uma solicitação do IPEA na busca de subsídios para o projeto “Desafios da Nação”

Os diretores do IPEA, João De Negri, que coordena a iniciativa, e Fernanda De Negri, abriram a reunião explicando os principais objetivos do projeto “Desafios da Nação”: dobrar a renda per capita, reduzir as desigualdades sociais e desenvolver tecnologias estratégicas para o desenvolvimento do país. Para atingir as metas, a proposta analisa 16 áreas, sendo que uma delas – a Política de Inovação, Ciência e Tecnologia – abrange o sistema universitário e de pesquisa brasileiro.

Em seguida, o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, falou sobre a ampliação da internacionalização das universidades brasileiras em várias dimensões, desde o intercâmbio de estudantes e pesquisadores até o desenvolvimento completo de projetos de pesquisa em colaboração.

Cruz também mencionou iniciativas que contribuiriam para melhorar a excelência das instituições, como planos de desenvolvimento institucional, apoio institucional ao pesquisador e ao estudante, procura de jovens talentos e mecanismos mais eficientes para transferência de tecnologia.

Outro ponto abordado no encontro foi o da avaliação das universidades. O diretor da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e ex-presidente da Capes, Jorge de Almeida Guimarães, trouxe para a discussão questões como o papel formador das universidades, a eficiência acadêmica, o impacto das pesquisas desenvolvidas, a qualidade de indicadores e os rankings.

Para finalizar a parte das exposições, o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto, falou sobre sustentabilidade financeira, autonomia das universidades e a necessidade de se encontrar modelos alternativos de financiamento.

Após as apresentações, os convidados tiveram a oportunidade de debater os pontos apresentados. Ao final do workshop, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, fez uma síntese das discussões. “Neste evento, temos 12 entidades representadas. O elemento central e mais crítico levantado é o do financiamento, isto é, a necessidade de acrescer outras formas de financiamento além do Estado”, afirmou.

Uma das propostas apresentadas foi a organização de um fórum permanente de discussão, e o reitor da USP sugeriu que o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) servisse como um embrião para a constituição dessa instância.

(Foto: Cecília Bastos)