QS Ranking classifica a USP entre as 50 melhores do mundo em 6 áreas

O ranking avaliou mais de 4 mil universidades do mundo, em 42 áreas de concentração. A USP está entre as 50 melhores do mundo em seis áreas e entre as duzentas melhores em 39 áreas.

21/03/2016 - Publicado há 8 anos

O ranking avaliou mais de 4 mil universidades, em 42 áreas de concentração. A USP está entre as 50 melhores em seis áreas e entre as duzentas melhores em 38 áreas.

O QS World University Ranking by Subject divulgado hoje, dia 21 de março, classificou a USP entre as duzentas melhores universidades do mundo em 38 das 42 áreas de concentração avaliadas. O destaque foi a área de Odontologia, na qual a Universidade alcançou o 9º lugar, sua melhor colocação.

A Universidade também ficou entre as 50 melhores do mundo nas áreas de Agricultura e Silvicultura (26ª), Antropologia (34ª), Engenharia de Minérios e Minas (36ª) e Ciência Veterinária (38ª). As áreas de Antropologia e Engenharia de Minérios e Minas participam do ranking pela primeira vez.

Em 25 áreas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em sete áreas, entre as 150 melhores; e, em uma área, entre as 250 melhores. A Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) continuam ocupando as primeiras posições, liderando em 12 áreas de concentração, cada uma.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa em educação especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou 4.226 universidades do mundo inteiro, em 42 áreas de concentração, seis áreas a mais do que na edição de ano passado.

As listas foram divididas em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia; Ciências da Vida e Medicina; Ciências Naturais; e Ciências Sociais e Administração. Confira, na tabela a seguir, as classificações obtidas pela Universidade nas 39 áreas de concentração.

[table id=78 /]