Edusp faz consulta à comunidade universitária sobre livros eletrônicos

A pesquisa poderá ser respondida até 31 de março e tem o intuito de entender os hábitos de leitura em meio digital do público universitário e fazer uma consulta sobre a aceitação e o uso de meios eletrônicos para a leitura de livros acadêmicos, técnico-científicos e de referência.

23/03/2015 - Publicado há 9 anos
O questionário contém 22 perguntas, que demoram cerca de 5 minutos para serem respondidas

A Editora da USP (Edusp) está realizando a pesquisa “Livros Eletrônicos na Universidade”, com o intuito de entender os hábitos de leitura em meio digital do público universitário e fazer uma consulta sobre a aceitação e o uso de meios eletrônicos para a leitura de livros acadêmicos, técnico-científicos e de referência.

As informações obtidas servirão para orientar as decisões da editora relativas às publicações digitais, para que ela possa desenvolver um programa que atenda efetivamente às demandas dos seus leitores e autores.

Para realizar a consulta, a Edusp enviou uma mensagem por e-mail à comunidade USP: professores, alunos e funcionários, com o link do questionário de 22 perguntas, que demoram cerca de 5 minutos para serem respondidas. As questões versam sobre quais os tipos de publicações lidas no último ano; se há o hábito de comprar livros ou não; quais suportes, dispositivos e formatos utilizados e a frequência da leitura.

A Edusp, há algum tempo, vem estudando uma estratégia para a publicação em formato eletrônico das obras de seu catálogo. E, ao iniciar um programa de edições digitais, pretende ampliar o acesso aos livros e auxiliar estudantes, pesquisadores e autores na tarefa de adquirir, produzir e divulgar conhecimento.

A pesquisa está disponível no link e poderá ser respondida até 31 de março.

Mais informações pelo e-mail edusp@usp.br