USP sobe duas posições e fica em 144º lugar no ranking ARWU

O ranking publicado hoje, dia 15 de agosto, pela Shanghai Jiao Tong University, classificou a Universidade no grupo entre a 100ª e a 150ª melhor instituição do mundo, ocupando a 144ª posição.

15/08/2014 - Publicado há 10 anos

Elaborado desde 2003, pela Shanghai Jiao Tong University, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings de universidades e avalia anualmente cerca de 1.200 instituições, classificando as 500 melhores. Na edição de 2014, a USP foi classificada como a 144º melhor universidade do mundo, subindo duas posições em relação ao ano passado, quando ocupou o 146º lugar.

São utilizados seis indicadores para classificar as universidades, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e Social Sciences Citation Index e a performance de pesquisa per capita relativa ao tamanho da instituição.

De acordo com o ranking, oito instituições que ocupam os 10 primeiros lugares são norte-americanas. A primeira posição ficou novamente com a Universidade de Harvard, seguida pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT).

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficaram no grupo entre a 301ª e a 400ª posição. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou no grupo entre a 401ª e a 500ª posição. A listagem completa pode ser conferida no site do ARWU.

Classificação por área

Além da classificação principal, também foram publicados os rankings de acordo com a área geral e com a área de concentração.

Na área de Engenharia, Tecnologia e Ciências da Computação (ENG), a Universidade ficou em 100º lugar. Nas áreas de Ciências Naturais e Matemática (SCI) e Ciências Agrícolas e da Vida (LIFE) a USP subiu do grupo 151-200ª para o grupo das 101-150ª melhores universidades.

Em relação às áreas de concentração, a USP ficou em 95º lugar na área de Matemática e foi classificada no grupo de 101-150º nas áreas de Física e Ciências da Computação.

QS World University Ranking by Subject

Em outro ranking publicado no primeiro semestre desse ano, o QS World University Rankings by Subject 2014, que avalia anualmente as universidades de acordo com as áreas de concentração, a USP teve 29 áreas classificadas entre as melhores do mundo.

Nessa edição, sete áreas de concentração da Universidade foram classificadas entre as 50 primeiras: Agricultura e Silvicultura, na 27ª colocação; Comunicação e Estudos Midiáticos, na 46ª; Estatística e Pesquisa Operacional, na 45ª; Farmácia e Farmacologia, na 48ª; Geografia, na 42ª; História, na 50ª; e Matemática, na 38ª. Em 2013, eram apenas cinco. Além dessas, 18 áreas da USP ficaram no grupo entre a 51ª e a 100ª posição; três ficaram no grupo entre a 101ª posição e a 150ª; e uma no grupo de 151ª a 200ª posição. Clique aqui para ver o ranking completo.