A USP está entre as 200 melhores universidades do mundo

13/10/2008 - Publicado há 15 anos

A USP está entre as 200 melhores instituições de ensino superior do mundo, segundo ranking publicado pelo The Times Higher Education Supplement e divulgado no dia 9 de outubro. A USP ocupa a 196ª posição e é a única brasileira entre as 200 melhores universidades do mundo.

A lista do The Times é publicada anualmente e leva em conta critérios como pesquisa, empregabilidade, perfil internacional e qualidade de ensino das universidades. O ranking é baseado em um levantamento que inclui a opinião tanto da comunidade acadêmica internacional quanto de empregadores do mundo todo. Para a edição de 2008, foram consultados 6.354 acadêmicos e 2.339 empregadores.

Além da USP, dentre as instituições brasileiras, foram classificadas a UNICAMP (249º lugar), Universidade Federal do Rio de Janeiro (334º lugar), UNESP (401-500º lugar) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (401-500º lugar).

Visibilidade internacional

Outros importantes rankings mundiais têm atestado a qualidade e a visibilidade internacional que a USP vem alcançando nos últimos anos. O do Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University, por exemplo, classificou em 2008, a USP na 121ª posição, sendo a primeira da América Latina.

O 2008 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, que também classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo, atribuiu à USP a 100ª posição. A instituição é a primeira colocada, nesse ranking, entre as universidades brasileiras e latino-americanas.

Em outra classificação considerada importante pela comunidade científica mundial, o Webometrics Ranking of World Universities, a Universidade alcançou resultado semelhante, ficando na 113ª posição.