USP recebe coletânea de Documentos Diplomáticos Japoneses

 21/05/2008 - Publicado há 16 anos
Por

(Crédito: Ernani Coimbra)

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Masuo Nishibayashi, e o vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo

 

O Centro de Estudos Japoneses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu, hoje (21), a doação da coletânea de Documentos Diplomáticos Japoneses, editados pelo Diplomatic Record Office do Ministério de Negócios Estrangeiros do Japão. 

O termo de doação foi assinado em cerimônia realizada no Salão de Atos, no Gabinete da Reitora, que contou com a presença do vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo, e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Masuo Nishibayashi.

Foram doados 111 volumes com obras raras, que incluem registros históricos de 1908 a 1952, inclusive o telegrama que comunica a chegada do vapor Kasato Maru, no porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. Segundo Nishibayashi, a doação faz parte das atividades comemorativas do centenário da imigração japonesa para o Brasil.

A previsão é de que o material doado esteja à disposição de pesquisadores e do público em geral na Biblioteca Teiiti Suzuki, do Centro de Estudos Japoneses, a partir de junho.

Também estiveram presentes ao evento a cônsul cultural do Consulado do Japão em São Paulo, Sachiko Takeda; o professor Sedi Hirano, representando o diretor da FFLCH, Gabriel Cohn; o professor da Faculdade de Direito da USP, Masato Ninomiya; e as professoras Junko Ota, Madalena Natsuko Hashimoto e Shirlei Itizako Hashimoto, do Centro de Estudos Japoneses. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.