Produtos inteligentes para uma vida tecnológica

Os aparelhos tidos como inteligentes compreendem melhor o contexto ambiental na hora de executar suas tarefas

 28/04/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Aplicativos e produtos inteligentes são o tema da coluna “Datacracia” desta semana. O professor Luli Radfahrer explica que esses produtos atuam como se fossem órgãos de sentidos digitais para propiciar uma melhor interação com o ambiente. Um exemplo são os carros cujos sensores, a partir de um  determinado contexto,  detectam alterações que possam indicar que o motorista esteja dormindo e, a partir daí, tomam medidas para despertá-lo. Outro exemplo: camas que esquentam ou esfriam de acordo com a temperatura corporal.

É claro que, quando se fala em tecnologias cada vez mais sofisticadas, também aumentam as preocupações com a vigilância excessiva e a falta de privacidade. Quanto mais avançada a tecnologia, maior a vigilância e menor a privacidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.