Quais os limites sobre o estudo do Universo? Palestra da USP debate o tema

Seminário do programa Astronomia para Todos, do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, acontece em agosto no Instituto de Astronomia e Geofísica

Publicado: 26/07/2024
Conhecimento sobre o universo é tema de palestra – Foto: Min An/Pexels

.
Quais são as barreiras do conhecimento humano diante do mundo natural e do Universo? Esse é o tema do seminário do programa Astronomia para Todos, promovido pelo Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da USP. O seminário será apresentado pelo professor
Jorge Ernesto Horvath, do IAG, e acontece no próximo dia 14 de agosto, às 19 horas. Em parceria com o Clube de Astronomia de São Paulo (Casp), também será realizada orientação e sessão de observação do céu com telescópios após a palestra, a depender das condições meteorológicas no dia.

O evento acontecerá no Auditório Professor Paulo Benevides Soares do IAG, localizado na Rua do Matão, 1226, na Cidade Universitária, em São Paulo. A participação é totalmente gratuita e tem vagas limitadas, na modalidade presencial. Para se inscrever, basta responder o formulário disponibilizado neste link. A palestra também terá transmissão on-line pelo Canal do Youtube do Astronomia para Todos. O seminário vai contar com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Jorge Ernesto Horvath, professor do IAG – Foto: Divulgação/IAG USP

Jorge Ernesto Horvath, palestrante do seminário, é professor titular do Departamento de Astronomia do IAG. Além de docente, Horvath é também pesquisador responsável do grupo de Astrofísica Relativística e Desastres Estelares (Gardel). Ele realiza pesquisa nas áreas de Astrofísica Relativística, Evolução Estelar e Astrobiologia. Na palestra, o professor falará sobre os limites ao conhecimento das coisas e fenômenos naturais. A proposta é refletir sobre as barreiras absolutas do conhecimento, como a escala de Planck – menor escala da física quântica –, e os meios científicos hoje para ampliar os estudos sobre o Universo.

Serão emitidos certificados para participantes que estiverem no evento. Para aqueles que participarem virtualmente, a emissão de certificados será feita via formulário indicado na descrição da transmissão ao vivo, que ficará disponível somente durante 24 horas a partir do início da transmissão.

Para ter acesso às palestras anteriores e futuras da série Astronomia para Todos, acesse o canal do YouTube clicando aqui.