Queda na taxa de juros não chegará ao consumidor, diz professor

José Nicolau Pompeu fala da expectativa de redução contínua da taxa básica de juros e das consequências para o País

 11/04/2017 - Publicado há 7 anos
Por

Na semana de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que trata da taxa básica de juros, a Selic, o Jornal da USP entrevista o doutor em Economia e professor de MBA da Poli, José Nicolau Pompeu.

Ele explica que a queda de juros está relacionada à queda da inflação, que, por sua vez, foi causada pelo aumento do desemprego.

Segundo o professor, a queda da taxa de juros não terá efeito sobre o consumidor tão cedo, uma vez que o cenário ainda é de crise econômica. Ele ainda aponta que a queda da Selic diminui o juros da dívida interna do governo, mas a retomada da economia ainda é difícil através dessa política do Banco Central.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.