O impacto dos gols nas partidas de futebol

Estudo investigou como o comportamento tático dos jogadores de futebol é afetado pelos gols durante uma partida, revelando mudanças significativas após a marcação de um gol

 Publicado: 28/06/2024
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Bruno Bedo comenta como o futebol é um sistema dinâmico, no qual os atletas atuam como componentes essenciais. Segundo ele, esse sistema é influenciado por diversos fatores, tanto intrínsecos quanto extrínsecos. Um exemplo claro é “sofrer um gol”, que exige que as equipes se adaptem rapidamente para alcançar seus objetivos. Um estudo feito em colaboração com pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte da USP investigou como o comportamento tático dos jogadores de futebol é afetado pelos gols durante uma partida. Utilizando dados de posicionamento e análise notacional, o estudo revelou mudanças significativas nos comportamentos táticos após a marcação de um gol.

Como a duração das partidas afeta o desempenho dos jogadores de futebol? O estudo revelou que os jogadores e equipes ajustam seus comportamentos táticos dependendo do contexto do jogo, especialmente após a marcação de um gol. Após marcar um gol, as equipes tendem a adotar uma postura mais defensiva, reduzindo a largura de posicionamento no campo. Isso indica uma tentativa de evitar sofrer um gol em resposta. Os jogadores diminuem a exploração das áreas do campo após sofrerem um gol, o que pode dificultar a criação de jogadas ofensivas.

De que maneira a movimentação em campo influencia o jogo dos atletas? Após marcar um gol, os jogadores tendem a se posicionar de forma mais concentrada, reduzindo a possibilidade de a equipe adversária encontrar espaços para passes. Técnicos podem usar essas informações para ajustar estratégias durante os jogos, preparando a equipe para diferentes cenários, como marcar ou sofrer um gol.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Bruno Bedo, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.