Guia ensina práticas educativas com a água para abordar as ciências ambientais

“Guia: Brincadeiras e Interações com a Água na Educação Infantil” reúne informações sobre a importância da água, além de cinco experiências que podem ser feitas com água para crianças de 4 e 5 anos; publicação é gratuita e disponível on-line

 Publicado: 28/06/2024
Publicação dá sugestões de experiências que usam a água no ensino infantil – Foto: Freepik

.
“A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.” Esses são dois dos dez artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento
produzido e publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e também epígrafe do Guia Brincadeiras e Interações com Água na Educação Infantil, com download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP neste link.

A obra, organizada por Luiz Antonio Daniel, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e Elizandra Aparecida Luiz, da Prefeitura Municipal de São Carlos, tem como objetivo sugerir práticas educativas nas ciências ambientais respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), com a experiência da água por meio de brincadeiras e interações. O guia aborda o tema de maneira contextualizada e significativa, trazendo questões ainda pouco exploradas pelos professores de Educação Infantil, além de explicar mais sobre a Agenda 2030, que estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um deles sobre água potável e saneamento. 

O material foi planejado para que os professores, a partir dele, propiciem às crianças a descoberta, a investigação e a ampliação do conhecimento sobre a água, seus estados, características e transformações. Além das informações sobre os conteúdos abordados, traz cinco experiências com a água que poderão ser feitas com as crianças das faixas etárias entre 4 e 5 anos, incluindo suas interfaces por meio de brincadeiras e interações. “Este guia oferece experiências em busca de uma mudança efetiva, capaz de promover reflexão e sensibilização através de sua mediação com aprendizagens significativas, sobretudo em um momento em que a preservação do meio ambiente encontra-se em risco”, escrevem os autores no livro. 

Foto: Portal de Livros Abertos

.
As experiências 

As experiências são descritas seguindo uma estrutura: breve contextualização do tema de cada experiência; objetivo da brincadeira; objetivos de conhecimento; habilidades previstas na BNCC; sugestões de materiais; desenvolvimento; dicas com materiais para a busca de informações e entretenimento; e referencial bibliográfico. No total são cinco experiências: Ciclo Hidrológico, Bacias Hidrográficas, Distribuição, Desperdício e Filtragem

A quarta experiência, por exemplo, busca aliar diversão à conscientização sobre o  desperdício propondo uma brincadeira com a própria água, a  fim  de  buscar reflexões diante da crise hídrica que o planeta enfrenta e no seu consumo nas próprias instituições de Educação Infantil. A proposta é usar a própria água, com duas bacias ou baldes grandes, esponjas e pote ou copinho para cada criança. Uma das dicas é um jogo da memória para as crianças levarem e brincarem com suas famílias, com cartas como Lave a calçada com água de reúso, balde e vassoura; Lave o carro com balde e não mangueira; Molhe as plantas com regador; e Tome banhos rápidos, entre outras.

Também há uma outra atividade baseada na musicalização: faça chocalhos com pequenas garrafas de PET; preencha-as com água com diferentes níveis; pingue gotas de corante (cada cor em uma garrafa);decore-as se quiser; pendure-as em ganchos usando elásticos; aproveite para trabalhar noção de peso, de espaço e de cores. O livro ainda dá a dica da canção que pode ser utilizada: Qual é a da água?, de Badi Assad (disponível no YouTube). No final, ainda há mais dicas sobre como evitar o desperdício, como consertar os vazamentos ou comprar eletrodomésticos que consumam pouca energia. 

Para conferir o Guia: Brincadeiras e Interações com a Água na Educação Infantil na íntegra acesse neste link.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.